Google Nest Mini [Analise/Review]

O Google Home Mini é uma solução acessível para quem procura iniciar no mercado de casas inteligentes ou assistentes de voz digitais. A característica mais importante é ela estar no Brasil e falar português brasileiro.

Google Nest Mini
Google Nest Mini

Google Nest Mini é o sucessor do Google Home Mini, uma pequena caixa de som feita para ser colocada em qualquer lugar

Google Nest Mini e Google Home Mini
Google Nest Mini e Google Home Mini visualmente parecidas

Visualmente a Google Nest Mini e Google Home Mini são parecidas, afinal uma é a evolução da outra. Por outro lato, começam a surgir as mudanças visuais em outros detalhes como por exemplo na parte de baixo, pois a Google Home Mini não tinha furação era uma base inteira emborrachada, já a Google Nest Mini vem com um furo que pendurá-la numa parede sem a necessidade de suportes ou acessórios adicionais, como acontecia com a Google Home Mini.

Google Nest Mini e Google Home Mini parte de baixo
Google Nest Mini e Google Home Mini parte de baixo

O Google Nest Mini seguiu o design é feito para se adaptar a qualquer ambiente, no Brasil teremos duas cores, giz (cinza claro/Branco) e carvão (cinza escuro/preto), mas como podem ver eu sou fã desta cor, pois ela combina com qualquer objeto da casa. Outra evolução é o conector de energia, que Micro USB e agora um DC de 14 volts, deveria ser USB-C, pois o DC fica um pouco limitado mas não é de todo mal.

Micro USB e agora um DC de 14 volts
Micro USB e agora um DC de 14 volts

A parte superior do Google Nest Mini é de tecido e tem controles capacitivos: você pode tocar nas laterais para aumentar ou diminuir o volume, ou no meio para pausar a música que estiver tocando. Tocando no dispositivo existem quatro LEDs coloridos que indicam quando o Google Assistente está te ouvindo. O único botão físico fica na lateral para desativar o microfone em momentos de privacidade, o que deixa as luzes do Google Nest Mini alaranjadas.

Google Nest Mini e Google Home Mini a parte superior em tecido
Google Nest Mini e Google Home Mini a parte superior em tecido

Ai a Google Home Mini ganhou uma vantagem em relação ao modelo anterior, pois ela tem um sensor no meio, que dispensa o toque. A Google Home Mini é compatível com Wi-Fi 802.11b/g/n/ac de 2,4 e 5 GHz ou Bluetooth 5.0

Único botão físico do Google Nest Mini
Único botão físico do Google Nest Mini

Os comandos de voz para interagir com a Google Home Mini, continuam iguais, só falar “Ok, Google” e seguir com o comando que você deseja executar, como “Tocar playlist no Spotify” ou “ligar a Tv”, funcionando como um hub assistente. Claro que ai estamos falando se você tiver outros dispositivos conectados ao seu aplicativo Google Home, disponível para Android e iOS, e com os demais objetos da casas adicionados ao app Google Home.

Google Home com seus demais objetos conectados
Google Home com seus demais objetos conectados

A qualidade de áudio é muito boa, ainda mais porque foi melhorada nessa versão, ficando duas vezes mais potente, graves mais fortes e com a adição do som 360 graus graças o terceiro permitem que a Google Nest Mini suba o volume mesmo que um produto com volume maior esteja ligado, para que ela receba o comando adequado. A parte mimimi é deixa-la muito perto da Tv, qualquer propaganda que ela escute “Ok” ou uma propaganda Google que tenha o comando “Ok Google”, faz com que ela tome uma ação.

Som duas vezes mais potente que a versão anterior
Som duas vezes mais potente que a versão anterior
Comandos Google Home

Veredito Final

O Google Nest Mini vale a pena ? Bem ela custa R$ 290 a R$ 349, então se for para te-la somente como caixa de som ou melhor alto-falante inteligente, talvez seja um produto caro. Agora se deseja usa-la como hub de som para controlar uma casa eu já acho que vale a pena sim, pois graças ao ecossistema Google e a integração com os parceiros Google ela se torna algo muito alem de uma caixa de som.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.