Amazon Echo Show 5 [Analise/Review]

O Amazon Echo Show 5 é um aparelho da Amazon que traz a assistente de voz Alexa. O que a diferencia dos demais produtos da linha Echo que são caixas de som, é uma tela para exibição de conteúdo além da caixa de som. Tirando o fato de ter uma tela o aparelho funciona exatamente da mesma forma que outros produtos da linha Echo O preço sugerido é de R$ 599 reais.

Amazon Echo Show 5 pode ser um ótimo porta retrato, pena que não troca as fotos
Amazon Echo Show 5 pode ser um ótimo porta retrato, pena que não troca as fotos

O Amazon Echo Show 5 tem tela de 5,5 polegadas e resolução de 960 x 480, seu aspecto wide screen lembra bem um smartphone, e graças a sua tela e sua caixa de som embutida, permite ao proprietário assistir a séries e vídeos no Amazon Prime. Como eu disse a Echo Show 5 lembra um smartphone, pois conta com uma câmera frontal de um megapixel, para vídeochamadas.

Na parte de cima Echo Show 5 há os botões para diminuir ou aumentar o volume, silenciar o microfone e claro fechar a câmera.

Traseira da Amazon Echo Show 5
Traseira da Amazon Echo Show 5

Na traseira o Echo Show 5 tem três entradas, fonte de carregamento, fone de ouvido ou áudio auxiliar e uma entrada micro USB que você provavelmente nunca vai usar, mas pode ter certeza que deve ser para atualizar o produto caso tudo de errado! E claro o alto-falante é coberto com tecido, e o som é bem nítido.

Ao conectar o Echo Show 5 pela primeira vez, ele estará preparado para te auxiliar nas configurações, começando pela sua Wi-Fi, inclusive é algo bem intuitivo. Depois da conexão ser realizada, você pode abrir um menu, arrastando de cima da tela, que te permite customizar a aparência do relógio, os alarmes e outras configurações. Essas configurações também podem ser feitas via Aplicativo Amazon Alexa.

Depois de tudo funcionando entra em ação a Alexa, a assistente de voz em português do Brasil, a assistente entende bem os comandos e consegue responder a quase todas as perguntas. Além disso, assim como na versão americana, há as famosas skill, ou habilidades. Trata-se de uma série de “utilidades”, ou “aplicativos”, ou quem sabe “inutilidades” que podem ser utilizados para dar mais vida a Alexa. AS skills vão desde a Alexa dar notícias, jogos como Show do Milhão até falar com a voz do Julius da série “Todo mundo odeia o Cris” ou ainda para os pequenos a Galinha Pintadinha. Se a sua Alexa estiver em inglês dá para deixa-la falando como um Pikachu do universo Pokemon.

Graças a tela da Alexa, mesmo vocês não interagindo por voz, ela recomenda rotina ou dá informações ao longo do dia. Caso você possua dispositivos inteligentes em sua casa, como lâmpadas, interruptores, Tv ou robô aspirador, é possível controlá-los através da Alexa do Echo Show 5. Graças as parcerias da Amazon.

Algo que não é exclusivo da Echo Show 5 são as rotinas que permitem que o usuário configure diversas funções para deixar a vida de quem usa mais confortável. Elas podem ser configuradas por voz, dizendo um simples “Alexa Boa noite”, no meu caso ela desliga as todos os objetos conectados que estão ligados, desde lâmpadas até a tv, ou também no meu caso cum “Alexa Bom dia” que liga uma luz do corredor, me da previsão do tempo e as principais noticias da manhã. É claro que eu tenho outras rotinas que ligam Spotify em determinada playlist e fazem outras ações como colocar a luz da casa em modo randômico de cor.

Veredito Final

O Amazon Echo Show 5 é, certamente, um produto excelente, com ótimo som e uma tela bacana. A Alexa controlar seus produtos ajudar muito, e o fato dela falar e entender o português também.

Eu digo invista no Echo Show 5 para controlar uma casa, eu acho que vale a pena mais com esse foco do que somente uma tela e som, exclusivamente para áudio eu diria que talvez você fique decepcionado. Eu tenho um mimimi que é a função foto, poderia servir como um porta retrato digital, ia ser bem mais bonito que ficar uma única foto na tela. O Ecossistema da Amazon, é bom, mas para os mais exigentes pode sentir ele meio complicado de uso, mas vale o investimento

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.