Smart Lâmpada Positivo [Analise/Review]

O brasileiro está começando a se interessar por automação residencial, mesmo ainda não temo muitas idéias de como fazer ou o que deseja. Para facilitar a vida e ao mesmo tempo entrar nesse mercado de casas inteligentes a fabricante brasileira Positivo, está disponibilizando no varejo uma boa variedade de kits de “casa inteligente”, cada um priorizando um perfil de usuários. Dos Kits eu ganhei um acessório que é a Smart Lâmpada que agora vou contar um pouco mais sobre.

Positivo Casa Inteligente
Positivo Casa Inteligente

Todos os produtos da Positivo Casa Inteligente são conectados a um aplicativo disponível para Android e iOS, os produtos oficialmente White Label que é um produto desenvolvido por outra empresa que pode ser revendido sem divulgação dos direitos autorais, isso é ótimo pois o produto tem qualidade e manutenção constante não só do fabricante, como também do revendedor.

App Positivo Casa Inteligente
App Positivo Casa Inteligente

Mas vamos ao que realmente interessa a Smart Lâmpada, que é uma lâmpada LED de 9 watts com fluxo luminoso de 820 lúmens, não é uma lâmpada forte, mas tem uma boa claridade. Talvez não seja ideal para alguns, mas para mim agradou. A minha escolha de uso foi no corredor da casa, mas a frente explico detalhes da escolha.

Smart Lâmpada posicionada
Smart Lâmpada posicionada

Chegou a hora do processo de configuração é bem prático e todo em português, o que facilita muito pois são leituras rápidas e práticas, o app Positivo Casa Inteligente é intuitivo o suficiente para qualquer pessoa usar, isso é ótimo. Talvez a parte mais chata seja criar sua conta no aplicativo, após criar a conta e configurar adequadamente vem a hora de adicionar os produtos.

Smart Lâmpada Luz Branca
Smart Lâmpada Luz Branca

Após conectar a lâmpada na primeira vez, você só precisa apertar um botão o interruptor para ligar e desligar três vezes seguidas, a lâmpada começará a piscar. Depois, no aplicativo da Positivo basta clicar em adicionar e digitar seu Wi-Fi com senha, vale lembrar que todos os produtos iOT por hora ainda usam a frequência de 2,4 GHz do seu Wi-Fi. Outro detalhe importante em dizer, esse interruptor não poderá mais ser desligado após configurar sua lâmpada, pois o produto precisa ficar constantemente ligado para ficar conectado ao Wi-Fi.

Luz vermelha na Smart Lâmpada
Luz vermelha na Smart Lâmpada

A Positivo diz que a lâmpada suporta 16 milhões de cores, na verdade, conta com variantes de uma cor principal dentro de uma palheta. Mas vamos lá, usar algumas cores para iluminação não ficam boas!

Smart Lâmpada configuração de cenas
Smart Lâmpada configuração de cenas

O controle dela deixa agora de ser via interruptor e passa ser por meio do app Positivo Casa Inteligente, em nenhum momento a plataforma esteve fora do ar, a não ser é claro, quando a esposa tentou desligar o interruptor, algo muito comum nos primeiros dias, mas basta ligar e pronto, tudo operacional novamente. No app dá para mudar a cor da Smart Lâmpada, ajustar o brilho, criar uma cena personalizada ou programar para que a lâmpada acenda ou apague em determinado horário, algo muito útil para mim, e ideal fins de segurança residencial.

Smart Lâmpada na Alexa
Smart Lâmpada na Alexa

Outra característica interessante da lâmpada é o suporte a comandos de voz. Com apenas dois a três cliques, é possível adiciona-la ao Google Home ou na Alexa e ai ela ganha o controle com comandos de voz. Aqui vem uma dica, use um nome simples, para que a assistente de voz a reconheça e desligue ou ligue a lâmpada certa. Como muitos sabem eu sou fã de Star Wars e cada objeto conectado em casa que pode ser acionando pelo Wi-Fi tem um nome de personagem, então por ai imagine ligar os objetos. Aqui vem um mimimi, mas que se você precisa ouvir para não reclamar depois, usar os comandos de voz demora segundos para acontecer, primeiro porque o assistente tem que reconhecer o comando, passar ao objeto e isso as vezes demora um pouco, questão de segundos.

Smart Lâmpada na Google Home
Smart Lâmpada na Google Home

Veredito Final

A ideia da Positivo é popularizar dispositivos conectados, a começar pela iluminação como porta de entrada, a Smart Lâmpada Wi-Fi cumpre seu papel. A luz tem bom nível de brilho e funciona maravilhosamente bem! Infelizmente eu consigo compreender que talvez não seja o produto tem o preço sugerido de R$ 99, o que obviamente é mais caro que uma lâmpada LED, a qual o consumidor está costumado a comprar e muito certo que ele ainda não verá os benefícios de um produto conectado. Ainda assim, o valor é está muito bom se comparado opções do mercado chegando a ser mais barato do que importar. Talvez a Positivo deva olhar o mercado de interruptor inteligente, algo que pode ter um custo maior, mas que não impede o consumidor de usar lâmpadas mais baratas.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]