LG Velvet o conjunto que encanta [Análise / Review]

O LG VELVET é um smartphone top de linha da LG a a grande aposta da empresa. Ele foi apresentado ao mundo em evento online no dia 7 de maio. A LG traz o aparelho com preço sugerido de R$ 4.299 reais, o dispositivo tem câmera tripla, tela de 6,8 polegadas e sistema operacional Android 10. Lá fora ele tinha inclusive uma versão com 5G que não veio ao Brasil.

Detalhes que encantam no Velvet
Detalhes que encantam no Velvet

O LG VELVET é um smartphone diferente em todos os aspectos de tudo que a LG já lançou. A começar pela construção em vidro Gorilla Glass 5 e metal com acabamento cromado chama atenção, chamado de Design 3D Arc, com bordas curvas a tela e na traseira as câmeras em formato de gotas de chuva, tornando o perfil do modelo super fino, e a pegada extremamente confortável. Apesar de leve, fino e bonito ele tem o resistência militar, certificado IP68 e MIL-STD-810G, sendo resistente à poeira, água e quedas, mas juro que não tive coragem de chegar a testar esse ponto. O legal ele tem entrada P2 para fones de ouvido, uma entrada USB-C e o alto-falante e na parte superior, está a entrada para o chip e um slot de cartão microSD.

Falando em tela, ela é enorme de 6,8 polegadas OLED de 6,8 polegadas tem resolução Full HD+ 2460×1080 com bom nível de brilho, preto perfeito. As cores ficam lindas, mas você pode fazer ajustes finos nas configurações para deixar tudo ao seu gosto, mas tenho a dizer é uma tela de Tv VELVET. Sob o display, existe um leitor de impressões digitais óptico que é muito rápido e muito preciso em quase todas as situações, menos mão molhada, que ai também é abusar do leitor. Nas partes superior e inferior da tela, há um espaço não aproveitado. O notch (entalhe) ao centro do topo do aparelho abriga a câmera selfie que vc esquece depois de um tempo que ela existe.

O notch depois de um tempo nem nota mais
O notch depois de um tempo nem nota mais

O VELVET foi lançado em várias versões e a que veio para o Brasil conta com o Qualcomm  Snapdragon 845, mesmo hardware presente no LG G7 lançado há dois anos, mesmo com um chip já conhecido a LG não economizou esforços e mandou logo 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento e ele é. expansível até 2TB, através de cartão de memória microSD. O jogos rodam lisos, de maneira geral tudo roda bem nele.

Leitor de impressões digitais óptico que é muito rápido
Leitor de impressões digitais óptico que é muito rápido

Para segurar o LG VELVET tem uma bateria de 4.300 mAh também aguenta o tranco. Usei meus comunicadores o dia todo WhatsApp, Telegran e o Teams, além de Instagram, Netflix e ainda jogando Call of Duty Mobile no modo padrão o dia todo e a bateria ainda saiu leve e suave para o próximo dia de combate. Agora já o carregador não chega a impressionar e demora pouco mais de 1 hora e meia para ir de 0 a 100%. Com uma carga rápida de 15 minutos é possível recuperar 20% da bateria. Outra coisa ótima do Velvet carregamento sem fio.

Mesmo com sol direto na tela, a leitura é ótima
Mesmo com sol direto na tela, a leitura é ótima

A LG realmente apostou no VELVET, o modelo possui dois alto falantes que trabalham em conjunto para oferecer um som estéreo bastante envolvente e o bicho é forte que dá para sentir o aparelho vibrar. Porem mesmo ele tem som 3D e entrada P2 ele não vem com fone de ouvidos.

Câmeras em formato de gotas de chuva
Câmeras em formato de gotas de chuva

O LG VELVET vem com um sistema triplo de câmeras traseiras e uma frontal. A Câmera padrão de 48MP com abertura de f/1.8,  a de profundidade com 5MP com abertura de f/2.4, a ultra-wide 8MP com abertura de f/2.2, 120º de campo de visão e a selfie 16MP com abertura de f/1.9. Literalmente o Velvet faz bonito, belas fotos e com cores lindas, graças a um otimizador de cenas que usa IA para detectar os cenários e fazer os ajustes corretos para registrar as melhores fotos. Mesmo com pouca luz, Velvet faz boas fotos, tem ruído mas dá para deixar passar fácil, mesmo no modo manual, podendo regular como quiser as configurações de exposição, velocidade e ISO. Eu só testei mas não deixei disponível para o canal foi grava vídeos em até 4k 30fps, poderia fazer em 60 que ficaria mais lindo, mas olha a LG já acertou muito aqui. Falando em gravação a LG incluiu o modo ASMR para os vídeos, bastando apertar o botão para ativar ou desativar a função, o  LG VELVET utiliza o máximo dos microfones para captar com nitidez o som do amassar de folhas, de mastigação e etc.

Confira as fotos

Veredito

Pensa em um smartfone bom de usar ! Esse é o LG VELVET, ele mostra tudo que a LG é capaz de fazer se o mercado pedir, pois entrega uma experiência premium em todos os sentidos design, acabamento, hardware, câmeras, tela, áudio estéreo, bateria ou seja tudo. Se eu fosse falar algo do VELVET seria, ele precisa ter uma outra versão, agora com câmeras ainda mais aprimoradas, principalmente em modo noturno, e o processador da Qualcomm ser o modelo mais focado em gamer do mercado e claro redes 5G.

Entretanto, o que mais pega no VELVET é o preço sugerido de R$ 4,299 reais.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]