Tinder introduz Face Check
O Match Group e seu principal aplicativo, Tinder, anunciaram hoje o lançamento do Tinder Face Check™ na América Latina, um recurso inédito de verificação facial que ajuda a confirmar que os usuários são reais e correspondem às fotos de seus perfis. O Face Check agora é obrigatório para todos os novos usuários no Brasil e nos demais países da região.
Com o recurso, o Tinder se torna o primeiro aplicativo de namoro a implementar de forma obrigatória a verificação facial em tempo real no processo de cadastro, em um importante passo para a construção de uma plataforma mais segura e confiável para que as pessoas se conectem.
Como funciona: Novos membros deverão realizar uma selfie em vídeo no app para completar o Face Check. O sistema ajuda a confirmar:
- Que a pessoa é real e está fisicamente presente.
- Que seu rosto corresponde às fotos listadas em seu perfil.
Se o rosto escaneado corresponder à foto do perfil, o usuário recebe um selo de ‘Foto Verificada’, sinalizando aos demais que seu perfil foi autenticado. O Face Check detecta, ainda, quando o mesmo rosto é utilizado em múltiplas contas, o que representa uma camada adicional de proteção contra perfis falsos.
O Face Check já está disponível em locais como Colômbia, Canadá, Austrália, Índia e países do sudeste asiático, e continuará sendo implementado globalmente em mercados onde a regulamentação permitir. Resultados iniciais mostraram que, quando combinado com outras ferramentas de segurança, há melhoras consideráveis em confiabilidade, como:
- Mais de 60% menos exposição a pessoas mal intencionadas¹.
- Mais de 40% de queda em perfis denunciados.
- Melhora significativa na percepção de autenticidade e confiança reportada pelos usuários.
Esses resultados destacam como os investimentos do Tinder em inovações de segurança de última geração estão redefinindo o que os usuários podem esperar de aplicativos de namoro, integrando tecnologia, design e responsabilidade para tornar cada conexão mais autêntica e toda a experiência mais segura.
“Estamos fortalecendo e acelerando nossos investimentos em segurança” afirma Spencer Rascoff, CEO do Match Group e Head do Tinder. “Temos testado o Face Check extensivamente e estamos confiantes com seus impactos positivos no ecossistema da plataforma. Segurança é parte essencial da experiência no Tinder, incorporada diretamente em como as pessoas se cadastram, dão match e se conectam. O lançamento do Face Check reflete nosso profundo compromisso em inovar de forma responsável para construir confiança e oferecer suporte a uma comunidade saudável e em crescimento. Este é só o começo de um esforço mais amplo para fazer do Tinder a melhor e mais segura forma de conhecer novas pessoas”.
“Face Check é, talvez, o recurso de segurança com maior impacto tangível que já vi ao longo de 15 anos de carreira”, afirma Yoel Roth, Head de Trust & Safety no Match Group. “Ele endereça um dos maiores desafios do ambiente online – identificar se alguém é mesmo quem diz ser – de uma forma fluida e eficaz para os usuários, ao mesmo tempo em que adiciona barreiras significativas para dificultar a ação de pessoas mal intencionadas. É um avanço que estabelece novos parâmetros de segurança na indústria de aplicativos de namoro”.
O Tinder desenvolveu o Face Check priorizando a privacidade. As selfies em vídeo são utilizadas apenas para completar o processo de verificação e são deletadas imediatamente após a análise. Um mapa facial criptografado e não-reversível é armazenado exclusivamente para apoiar na detecção de fraudes e impedir a criação de contas duplicadas. Essas medidas reforçam o compromisso do Tinder em desenvolver tecnologias de segurança que protejam os usuários, ao mesmo tempo em que respeitam sua privacidade.
Nos últimos anos, o app lançou mais de 20 recursos de segurança para usuários no Brasil, incluindo ‘Compartilhar Meu Encontro’, ‘Você Tem Certeza?’, ‘Isso Te Incomoda?’ e ‘Verificação de Identidade’, estabelecendo novos padrões para a indústria de namoro online. Em parceria com o Projeto Justiceiras, o Tinder lançou, ainda, o Guia de Segurança para Encontros, a fim de apresentar de forma acessível os recursos de segurança do app e promover temas como consentimento, respeito e limites. O material e mais informações sobre o tema podem ser acessados no aplicativo, na seção ‘Central de Segurança’.
O Match Group planeja começar a introdução do Face Check em outros aplicativos de seu portfólio já a partir de 2026.
¹ Baseado em uma amostra aleatória de perfis do aplicativo. Perfis mal intencionados incluem contas com comportamento danoso identificado, incluindo spams, tentativas de golpes ou automação de perfis falsos (robôs).
