Samsung Galaxy Watch 4 Classic [Análise / Review]

Todos sabem que a Samsung vem amadurecendo cada ano seus relógios, e com Galaxy Watch 4, não foi deferente, em duas versões normal e Classic ambos chegam como suas melhorias.

Aplicativos independiente
Aplicativos independiente

 O design do relógio é bastante agradável trazendo uma caixa de alumínio em formato circular pulseira de silicone tela Super AMOLED de vidro e apenas dois botões localizados na lateral-direita todo o acabamento é muito bem feito e a impressão que fica é sem dúvida de muita qualidade ofertado.

ECG
ECG

Os tamanhos das versões são 40 e 44 milímetros e na versão classic 42 e 46 milímetros, entre os modelos o que muda, na versão clássica é feito aço inoxidável ao invés do Alumínio e a presença da coroa física para mexer nas funções do relógio, os modelos ainda possuem certificação militar para garantir a resistência e proteção ip68 para água e poeira tela com vidro Gorilla Glass e resistência a 5 ATM.

Diversas atividades físicas
Diversas atividades físicas

Além do vidro resistente a riscos, a tela de 1.4 polegadas e conta o recurso Always On, que mantém o visor sempre ativo. Os botões laterais são dedicados, primariamente, a retornar a tela inicial e retornar ao menu anterior, mas também podem ativar o Samsung Pay e a Bixby, mas pode ser configurado.

Sensor BioActive
Sensor BioActive

Nessa versão do Watch4 Samsung deixa o Tizen e adota o Wear OS com interface One UI Watch, o benefício dessa alteração é que o Watch4 ganha maior desempenho na bateria e melhor integração com aplicativos de terceiros. Por baixo do capô temos Exynos W920, 1.5 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, com esse espaço dá para baixar sua playlist.

Oxigenação do sangue
Oxigenação do sangue

O Galaxy Watch 4 a Samsung reforçou o monitoramento em saúde, além de monitorar os batimentos cardíacos, a saturação de oxigênio no sangue, a qualidade do sono, agora temos a função eletrocardiograma (ECG), pressão arterial e a bioimpedância. Vale lembrar que ter a função não significa que ele será sua ferramenta médica de diagnóstico, porem ajuda a identificar possíveis alterações e indicar alertas ao proprietário.

Níveis de stress
Níveis de stress

O relógio é capaz de realizar todas as medições que estamos acostumados a ver em outros vestíveis do mesmo tipo, registrando os dados de sono, incluindo roncos e os níveis de estresse além das modalidades de atividades físicas que ele é capaz de acompanhar, todos esses dados vão para o Samsung Health. O meu foco era usar o ECG que em relação ao Apple Watch dá pouquíssimas diferenças.

porcentagem de gordura corporal
porcentagem de gordura corporal

Lembra que eu falei que a vinda do Wear OS ia melhorar a bateria ? Então a bateria do Galaxy Watch 4 foi capaz de ficar cerca de 36 horas longe das tomada, com tudo ativo no máximo e para recarregar levou apenas 2h. Uma coisa muito legal que a Samsung adicionou foi o carregamento sem fio, algo extremamente útil, por que útil, então vamos de mimimi o carregador dos Watchs da Samsung só são vendidos pela assistência então você não encontra nas lojas da marca.

Veredito

O Galaxy Watch 4 realmente foi um divisor de águas e sem dúvida é um dispositivo que vale a pena colocar na balança de compra, o meu único mimimi aqui é que ter um Galaxy Watch 4, vai requerer que você tem um celular Samsung pois tem dados que faltam quando você usa ele com iPhone ou até mesmo com outro Android que não seja da marca.

Mesmo o Galaxy Watch 4 algumas verões eu diria invista no Watch 4 se você tem tem um Samsung e escolha a versão do Galaxy Watch 4 com LTE pois pode parecer besteira mas faz uma diferença grande no dia a dia, mesmo não usando o parelho para ligações.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br