Samsung Galaxy Z Fold 3 [Análise / Review]

Que a Samsung tem certeza que seus dobráveis, celular que vira tablet quando aberto, são um sucesso, não tenho dúvida! Tanto que eles estão na terceira edição do Galaxy Z Fold 3, e a Samsung nessa edição melhorou a dobradiça, permitiu uma certificação IPX8 para proteção contra água, poeira e areia. Além de trazer o suporte para S Pen.

Vídeos do YouTube ficam maravilhos

O novo Galaxy Z Fold 3 é um “smartphone” perfeito para quem é produtivo com ótimo processador, afinal é o Snapdragon 888, da Qualcomm, com suporte à rede 5G, 12 GB de RAM, tela externa Dynamic AMOLED de 6,2 polegadas e interna de 7,6 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz. Para os amantes de fotos são 5 câmeras.

Câmera do folda internamente é quase imperceptível
Câmera do folda internamente é quase imperceptível

O Galaxy Z Fold 3 é feito de uma liga de metal chamada  Armor Aluminum, que a Samsung alega ser mais durável. A tela principal é plástica ou como a Samsung chama Ultra Thin Glass, mas está mais resistente para aceitar a S Pen. No entanto, não é a mesma canetinha presente na linha Note, ela é vendida separadamente e não tem nenhum lugar para guardar após seu uso como a linha Note. Já avisarei, existe o vinco no meio da tela quando aberto, mas em minutos usando o aparelho você nem nota ele mais. Aqui um ponto excelente que a Samsung realizou muito bem, as câmeras tanto ta tela aberta, quanto fechada simplesmente somem aos olhos durante o uso do dispositivo, ótima sacada!

Câmeras traseiras poderiam ter ganho um carinho a mais, afinal a Samsung sabe fazer câmera boa
Câmeras traseiras poderiam ter ganho um carinho a mais, afinal a Samsung sabe fazer câmera boa

Na lateral direita, temos os botões de volume e power, sendo fica o leitor de digital; já na esquerda, há apenas a “gavetinha” para o chip. A saída de som estéreo se divide entre as partes superior e inferior; a conexão é USB-C, com isso carregamento sem fio suporta 11W, ele também tem suporte ao Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth agora é 5.2. e conectividade UWB, NFC, 5G.

usar as duas telas como note é uma ótima pedida em produtividade
usar as duas telas como note é uma ótima pedida em produtividade

Fechado, ele fica pequeno e muito escorregadio, no início inclusive é bem estranho usar por ele se tornar mais estreito que um smartphone padrão, isso faz com que a digitação também requer um período de adaptação. Já no bolso o tamanho ficou ótimo. Aberto ele já fica tão confortável que se acaba usado muito mais nessa versão, a digitação também é ótima, pois a Samsung já habilita por padrão o teclado dividido em cada tela. Inclusive sobre telas é possível usar as telas anexamente a externa e interna ou separadamente, o conteúdo externo pode ser diferente do interno. 

Modo fechado é a versão que mais acaba se usando
Modo fechado é a versão que mais acaba se usando

Como eu disse esse smartphone tem o foco em produtividades, mas com as telas com taxa de atualização de 120 Hz os jogos brilham nos olhos devido à fluidez. Para os amantes de software atualizado, o Galaxy Z Fold 3 chegou para mim com Android 12 e a One UI 4.1. da Samsung, seguindo os padrões da linha S da Samsung. Como todo top de linha da Samsung, o Galaxy Z Fold 3 é multitarefa, é claro tem o modo DeX para criar uma experiência de desktop, na verdade, nem sei se era necessário ter DeX de tão produtivo que o Galaxy Z Fold 3 é produtivo.

Produtividade é a palavra com o Zfold , editar vídeo parece que você está no desktop
Produtividade é a palavra com o Zfold , editar vídeo parece que você está no desktop

As câmeras do Galaxy Z Fold 3 já não brilharam tanto meus olhos. As três câmeras na traseira principal, ultrawide e teleobjetiva, todas com 12 megapixels de resolução. As câmeras selfies são de 10 megapixels, enquanto no modo dobrável, já no modo aberto infelizmente a câmera é sofrivel, pois tem resolução de 4 megapixels.

Para os gamer, eu também tenho a dizer que adorei jogar no ZFold 3
Para os gamer, eu também tenho a dizer que adorei jogar no ZFold 3

No quesito bateria, é o meu mimimi sempre! O Samsung Galaxy Z Fold3 5G, conta com uma bateria de 4400mAh. Com tudo no máximo e muita notificação, saindo de casa as 6h até as 11h e aí bora maior no carregador. Em um dia menos ativo consegui chegar até as 15h.

Câmera frontal do Z Fold fechado
Câmera frontal do Z Fold fechado

Confira algumas fotos

Veredito

Passei uma semana usando o Galaxy Z Fold 3 como o meu celular principal e posso dizer que, durante esse período foi ótimo. Apesar de achar que ele é um pouco mais pesado que um smartphone normal eu amei.

O que mata o Galaxy Z Fold 3 ainda é preço, pois chegou custando R$ 13 mil, um valor proibitivo e faz que os usuários que realizem a aquisição. Faz muito sentido se você irá ser produtivo, se seu foco for usar como smartphone somente, o Z Fold 3 pode não ser ideal para você. Se a qualidade da câmera é uma prioridade para você, já indico o, a linha S da Samsung.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br