Microsoft Teams adiciona novo controle aos professores

O Microsoft Teams tem funções dedica a educadores e alunos para facilitar as aulas online, ferramentas de moderação, funções para compartilhar conteúdos em pequenos grupos e muitas opções que os professores podem ativar para personalizar a dinâmica das aulas.

Agora a Microsoft irá implementar um recurso ao qual os professores podem habilitar o bate-papo supervisionado. O sistema parece simples, mas é um chat que pode ser monitorado pelo professor, impedindo distração entre os alunos, colar nos testes ou até mesmo assediar os demais. A outra vantagem dessa sala supervisionada é que o canal de comunicação entre o aluno e professor por meio do chat não fica fechada, somente entre os demais membros é que passa a ser de controle pelo professor.

O recurso ainda está em teste no Microsoft Teams, e nesse grupo já há opiniões diversas como a preocupação. Alguns estão preocupados do professor virar alvo de grade volume de mensagem e isso atrapalhar a aula. Outros em divergem sobre a privacidade e até ao tratamento que pode gerar a alguns alunos mais participativos.

Por hora o recurso é apenas um teste ao Microsoft Teams, mas deve entrar em atividade em abril. É importante lembrar que mesmo após ser implementado o controle é do professor, como uma extensão da sala de aula, podendo ou não ser utilizado individualmente para cada turma.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]