MediaTek lança o novo chip Dimensity 700 com 5G

A MediaTek apresentou algumas novidades, o Dimensity 700, seu novo chipset para smartphone 5G, ele permitirá aos fabricantes criar equipamentos com grande poder de processamento, finos e leves  com longa duração de bateria.

“Com nosso portfólio Dimensity ampliado, trazemos os recursos 5G mais recentes para cada tipo de smartphone, permitindo que mais pessoas possam ter acesso à essa nova tecnologia”, afirma JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek.

O processador inclui recursos avançados de conectividade, incluindo 5G Carrier Aggregation (2CC 5G-CA) e 5G dual SIM dual standby (DSDS), garantindo aos usuários o acesso a maiores velocidades de conexão e serviços de Voice over New Radio (VoNR) exclusivos do sistema 5G. Em termos de processamento, o chip integra dois grandes cores Arm Cortex-A76 em sua CPU octa-core e opera com até 2.2GHz.

Telas Premium 90Hz: as marcas podem projetar smartphones com telas FullHD+ nítidas e de alta resolução, com taxas de atualização ultrarrápidas para reduzir casos de falta de foco em animações, facilitando e rolagem de tela e jogos, fornecendo a melhor experiência ao usuário.

Câmeras de até 64MP e recurso de foto noturna: suporte a sensores de câmera principal de 48MP ou 64MP com recursos AI-bokeh, AI-color e AI-beauty. Além disso, os aceleradores de imagem baseados em hardware integrados permitem a redução de ruído em múltiplos quadros para que os usuários possam registrar fotos de alta qualidade com baixo ruído, mesmo à noite.

Suporte a múltiplos assistentes de voz: suporte a assistentes de voz de marcas globais, como Alibaba, Amazon, Baidu, Google e Tencent, fornecendo aos fabricantes de dispositivos mais opções de configuração.

Os novos chipsets MT8192 e MT8195 integram a APU 3.0 (unidade de processamento de AI) para rodar uma ampla variedade de aplicativos baseados em voz e visão. A poderosa tecnologia de inteligência artificial inclui reconhecimento de ID por voz, reconhecimento de imagem, conversão de fala em texto, tradução instantânea, reconhecimento de objetos, remoção de fundo, redução de ruído, segmentação de imagem e vídeo, controle de gestos e aprimoramentos, tudo em tempo real. Os dois chipsets também têm um processador de sinal digital de áudio (DSP) para permitir comandos de voz de ativação (VoW) para assistentes de voz, com baixo consumo de energia.

Com suporte para áudio de som surround 7.1 e acelerador de vídeo de hardware Codec AV1, os usuários terão experiências com qualidade de cinema para assistir a filmes e programas de TV dos serviços online mais populares. Além disso, a decodificação de hardware AV1 usa menos dados e oferece qualidade gráfica impressionante e experiências de vídeo perfeitas.

Os chipsets também integram decodificação de vídeo 4K HDR para fornecer excelente qualidade gráfica e maximizam a duração da bateria, permitindo que os usuários assistam ao seu conteúdo favorito por mais tempo.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]