Google Fotos encerrará seu armazenamento gratuito

Google Fotos tem armazenamento ilimitado e gratuito, contanto que imagens tenham até 16 megapixels e vídeos estejam em resolução HD, desde que o Google o lançou. Porem as coisas estão para mudar.

Google anunciou há pouco que, a partir de 1º de junho de 2021, novas fotos e vídeos em alta qualidade enviados para o serviço passarão a ocupar da cota de armazenamento do usuário 15 GB. A medida permitirá que a empresa “continue fornecendo a todos uma ótima experiência de armazenamento e acompanhando a crescente demanda”.

Para compensar as más notícias, o Google disse que tudo o que for enviado até essa data ainda não contará na cota, ou seja, a medida felizmente não será retroativa, e que donos de qualquer geração do smartphone Pixel não serão afetados. Além disso, todos os usuários continuarão tendo 15GB gratuitos.

Essa mudança na política de armazenamento do Google também se aplicará ao Documentos, ao Planilhas, ao Apresentações, ao Desenhos, ao Formulários e ao Jamboard.

Para evitar a exclusão de conteúdo, o Google sugere que usuários habilitem o chamado gerenciador de contas inativas, que ajuda a definir o que acontece se a conta não for acessada por muito tempo. A ferramenta permite cadastrar e-mail alternativo e telefone, definir um intervalo de 3 a 18 meses para a conta ser considerada inativa e indicar quem poderá acessar a conta caso isso aconteça.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]