Google chega com novidades para o Brasil

Google Station traz wifi gratuito e confiável para locais públicos, e permite que fornecedores parceiros obtenham uma receita com essa conexão graças à exibição de anúncios na página inicial de login. Num trabalho conjunto com AmericaNet e Linktel, já temos 80 Google Stations em funcionamento em parques, praças e pontos de transporte público em São Paulo. Em breve, esperamos anunciar mais Stations em outros lugares do Brasil.

À medida que nossa tecnologia evoluiu, as proteções de privacidade têm de acompanhar esse movimento, garantindo que cada usuário controle os próprios dados. Hoje lançamos duas novas ferramentas de privacidade no Brasil. Agora, as pessoas já podem usar celulares Android como chave de segurança, criando uma camada adicional de proteção para as informações do usuário. Também é possível saber de que maneira esses dados são usados por Mapas, Busca e Assistente. Basta acessar o menu de aplicativos e escolher a opção “Seus dados no…”. Em breve, esse recurso estará disponível também para o YouTube.

Os controles de auto-deletar para Atividade na Web e de Apps também já estão disponíveis em todo o mundo. Com eles é possível determinar, de forma fácil e simples, o período máximo durante o qual os dados permanecem armazenados. Cada usuário pode escolher um limite que varia entre três e dezoito meses. Feito isso, dados anteriores a esse período serão automaticamente deletados, sempre que ultrapassarem essa barreira. Nos próximos meses os controles de auto-deletar serão oferecidos também para o Histórico de Localização. E até o final deste ano será possível contar com a navegação em modo anônimo para Mapas e Busca.

Apoio ao desenvolvimento da imprensa na era digital

O Google também tem o objetivo de oferecer acesso a informações e notícias de alta qualidade. Para isso, trabalhamos com jornalistas e editoras que compartilham da nossa determinação em garantir a saúde da imprensa confiável na era da internet. Hoje anunciamos três novidades que vão ajudar a impulsionar inovações no jornalismo brasileiro e latino-americano:

As bolsas do Google News Initiative irão apoiar programas de treinamento e eventos para associações brasileiras de jornalismo – incluindo financiamento contínuo para o Comprova, uma coalizão de mais de vinte organizações de imprensa que combate a disseminação de informações falsas e enganosas na web.

Também abrimos inscrições para interessados em participar do primeiro GNI Innovation Challenge da América Latina. A iniciativa vai financiar projetos que contenham ideias inovadoras e modelos de negócios sustentáveis para o jornalismo digital. As propostas selecionadas receberão até um milhão de reais em financiamento, e o prazo para se inscrever termina em 22 de julho.

Estamos começando um programa de incubação para startups de jornalismo, em parceria com o campus do Google for Startups em São Paulo. A Incubadora de Veículos Nascidos na Era Digital vai apoiar equipes iniciantes com produtos, ferramentas e consultoria especializada, ao longo do processo de estruturação dessas novas organizações.

Voz e praticidade

Os brasileiros adoram usar os comandos de voz disponíveis no telefone. A versão em português do Assistente existe há cerca de dois anos, e o Brasil já é um dos três maiores países em número de usuários ativos. Em breve vocês terão uma nova maneira de continuar essa conversa: a empresa brasileira de tecnologia Positivo vai lançar um celular inteligente, de valor acessível, que roda com KaiOS e conta com um botão para o Assistente. Trata-se de um aparelho mais simples, capaz de ajudar o usuário nas tarefas do dia a dia graças a comandos de voz para enviar mensagens, fazer pesquisas e muito mais. O Positivo vai apresentar também uma luminária inteligente (Smart Lamp) controlada por comando de voz – mais um exemplo da utilidade e praticidade do Assistente nas casas inteligentes.

Estamos fazendo ainda uma parceria com desenvolvedores e marcas para criar ações relevantes. Bom exemplo disso é a Galinha Pintadinha, famosa marca brasileira de conteúdo para crianças e famílias. A Galinha Pintadinha lançou uma série de ações que ensinam cantigas, noções básicas de espaço e jogos tradicionais como “Estátua”. Essas experiências também estarão disponíveis a partir de hoje nos modelos mais simples de celulares Android Go.

Alfabetização e habilidades digitais

Navegar em meio à enxurrada de informações disponíveis na internet pode ser um grande desafio. O Google.org está oferecendo uma bolsa de quatro milhões de reais para o Instituto Palavra Aberta, que vai criar o EducaMídia. Este programa de alfabetização digital pretende ajudar professores e alunos brasileiros a desenvolver as habilidades necessárias para distinguir informações falsas e enganosas de conteúdo confiável. Leia mais no blog post.

Além disso, um financiamento de 4,5 milhões de reais para a Junior Achievement Brazilvai ser usado para conceder duas mil bolsas de Certificação Profissional de Suporte em TI – treinamento on-line desenvolvido pelo Google e abrigado no Coursera. O objetivo do programa é preparar jovens brasileiros de comunidades carentes para serem a próxima geração de especialistas em Suporte de TI, ajudando a conectá-los com possíveis empregadores após o término da formação.

E o Change the Game, iniciativa do Google Play para apoiar mulheres que jogam e criam games, está chegando ao Brasil. Vamos pedir que mulheres enviem ideias de games e depois ajudá-las a desenvolver e lançar dois projetos vencedores, com o auxílio de empresas parceiras. Também vamos oferecer treinamento para 500 meninas adolescentes interessadas em deixar sua marca no mundo dos games online. 

Por falar em jogos, a Copa do Mundo de Futebol Feminino está prestes a começar. Não importa se você chama esse esporte de soccer, football, futebol ou fútbol: este ano, será possível acompanhar lance a lance o torneio realizado na França, usando ferramentas do Google como Busca e Assistente.

Finalmente – mas igualmente importante –, inauguramos uma grande retrospectiva da vida e da obra de um dos maiores artistas brasileiros: Cândido Portinari. Depois de “Faces de Frida”, a mostra “Portinari – O Pintor do Povo” será o segundo maior acervo dedicado a um artista latino-americano no Google Arts & Culture.

“Mestiço” (Cândido Portinari – 1934), da Pinacoteca
Para nós, é um privilégio saber que milhões de pessoas contam com o Google para ajudá-las em suas atividades do cotidiano. Trabalhamos incansavelmente para merecer essa confiança, oferecendo inovações responsáveis que ajudam pessoas de todos os lugares, não importa onde estejam.

  • Via Assessoria de imprensa 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish