WhatsApp tem autorização do Banco Central para pagamentos no Brasil

Agora parece que vai andar mais esse assunto, o Banco Central (BC) autorizou a realização de pagamentos pelo WhatsApp, após uma análise que levou nove meses. A aprovação vale para transações envolvendo as operadoras de cartão Visa e Mastercard com a finalidade de oferecer seus serviços de transferência de dinheiro entre usuários. A autorização foi dada à Visa, à Mastercard e ao Facebook (dona do WhatsApp), porem a função de compra continua em análise.

O Banco Central diz que a medida de aprovação dos pagamentos pelo WhatsApp pode levar a uma redução nos custos de transações financeiras. Já o aplicativo de mensagens disse que recebeu com muita satisfação a decisão do Banco Central e que irá se empenhar nos preparativos finais para liberar a função pagamentos e transferências por WhatsApp no Brasil.

A autorização permite a transferências, pré-pago e depósitos. Já as compras dentro do aplicativo estão proibidas. A funcionalidade que permite realizar transações no WhatsApp foi lançada em junho de 2020, mas teve seu funcionamento suspenso para investigações de “eventuais riscos”.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]