WhatsApp alerta os usuários de como proteger suas contas

O WhatsApp é o principal aplicativo usado pelos brasileiros para se comunicar. Infelizmente se ele é popular ele também é alvo de golpes e agora clonagem de número onde um estelionatário rouba seu número de celular através de uma fraude chamada “SIM swap” – A técnica, que consiste em transferir a linha do chip de um usuário para um chip em branco – e ai conversa com seus contatos para pedir dinheiro ou obter informações confidenciais.

A técnica por trás dos golpes é relativamente simples. O fraudador compra um chip em branco e ativa o número da vítima. Em posse da linha, ele consegue recuperar senhas de contas via SMS e até acessar a conta do WhatsApp. Se o atacante conseguir acesso ao e-mail da vítima, ele consegue até mesmo recuperar o backup das conversas no aplicativo de mensagens. Na prática, o golpe do SIM Swap envolve duas possibilidades: engenharia social onde o criminoso tem documentos falsos e se passando por você em uma loja ou por meio da participação de um funcionário da operadora.

Existem uma série de medidas que os usuários podem tomar para evitar golpes que envolvem a técnica do SIM Swap. Por conta disso, o WhatsApp implementou um alerta nas mensagens de verificação de conta, avisando seus usuários a não compartilharem o código recebido via SMS, uma vez que essa senha é pessoal e dá ao usuário a segurança de acesso. O alerta já está disponível para instalações no sistema Android e, em breve, chegará ao iOS.

Confira abaixo o que fazer em caso de ter sua conta roubada:

  • Solicite a verificação da conta via SMS. Entre no WhatsApp com seu número de telefone e confirme o código de 6 dígitos que você receber via SMS. Dessa forma, qualquer indivíduo que usar sua conta será desconectado automaticamente.
  • Notifique amigos e família. Muitos golpistas usam sua lista de contatos para solicitar informações sigilosas e pedir depósitos em dinheiro. Se sua conta for violada, entre em contato com pessoas próximas para que ninguém possa se passar por você.
  • Amplie sua camada de segurança ativando a verificação em duas etapas. A verificação em duas etapas é um recurso opcional que, ao ativado, exige um PIN de seis dígitos de verificação se houver uma tentativa de entrada no seu número de WhatsApp. Saiba mais em: https://faq.whatsapp.com/en/26000244/?category=5245246&lang=pt_pt

Em caso de tentativa de roubo de conta, o WhatsApp também ressalta que a criptografia de ponta a ponta do aplicativo não é comprometida. Ou seja, o golpista não tem acesso a mensagens anteriores que estão armazenadas no seu telefone.

Para ativar a autenticação por dois fatores, abra o WhatsApp e siga o caminho Configurações > Conta > Verificação em duas etapas. Aproveite para ativar o 2FA nos principais serviços que você usa.

Se o problema persistir, entre em contato com a equipe de atendimento do WhatsApp em [email protected].

  • Via Assessoria de imprensa 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]r

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.