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Você sabe quanto óleo lubrificante consome um carro de corrida?

Você sabia que um carro da Stock Car pode consumir até quatro vezes mais óleo lubrificante do que um carro comum? A comparação leva em conta o alto desempenho exigido nas pistas em relação ao uso diário de um carro convencional. Enquanto veículos de passeio utilizam entre 3 e 5 litros de óleo a cada troca — geralmente a cada 10 mil quilômetros — os carros da Stock Car exigem muito mais, devido às altas rotações, temperaturas extremas e trocas frequentes entre treinos e corridas. Esse alto consumo levanta um ponto essencial: o que acontece com todo esse óleo usado?

É com esse olhar atento à sustentabilidade que a Stock Car Pro Series iniciou sua temporada 2025 no dia 04 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo, a categoria reforça sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais, referência nacional na coleta e rerrefino de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC), que vai garantir o transporte e destinação ambientalmente correta do resíduo gerado durante todos os eventos.

O OLUC é considerado um resíduo perigoso e com alto potencial de contaminação do meio ambiente: apenas 1 litro de OLUC pode poluir até 1 milhão de litros de água. Para se ter uma ideia dessa dimensão, entre as temporadas de 2023 e 2024, foram coletados pela Lwart aproximadamente 2.300 litros de OLUC durante os eventos da Stock Car. Caso esse volume não tivesse sido corretamente destinado, teria o potencial de contaminar cerca de 2,3 bilhões de litros de água.

A iniciativa é um exemplo concreto de como o esporte de alto desempenho pode também ser protagonista na promoção da economia circular. Todo o óleo utilizado nos carros ao longo das etapas da temporada é recolhido com segurança e enviado para o rerrefino — processo que transforma o OLUC em matéria-prima para novos lubrificantes, reduzindo o impacto ambiental e o consumo de recursos naturais.

“A parceria com a Stock Car reforça a missão da Lwart de liderar práticas sustentáveis em todos os segmentos, mostrando que a destinação responsável do óleo é essencial, seja nas ruas ou nas pistas”, afirma João Vianney, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br