Vivo Car é o plano da Vivo para conectar seu smartphone ao carro

Vivo lançou um novo plano, o Vivo Car, não é só um plano na verdade, mas sim um dispositivo que conecta um carro convencional à internet e pode permitir receber informações sobre o veículo via Wi-Fi.

Para que tudo funcione, primeiro o proprietário precisa conectar um dispositivo à porta OBDII/OBD2 do carro, utilizada para diagnósticos. Tanto que eu já fiz o review de um produtos que também usa essa porta. Essa porta é obrigatória desde 2010, mas você pode verificar a compatibilidade no site do Vivo Car. O dispositivo é equipado com GPS, permitindo visualizar a localização em tempo real e histórico de trajetos, além de notificar o proprietário quando o carro foi ligado, desligado, se ultrapassou a velocidade máxima configurada, se houve uma possível colisão e até mesmo se um reboque está em andamento.

Depois de instalar o equipamento no carro, basta baixar o aplicativo para iOS e Android. A partir daí o motorista consegue saber informações em tempo real sobre a saúde do veículo, além de prevenir falhas mecânicas ou elétricas e quem sabe planejar de revisões.

O Vivo Car é vendido pela Vivo, para clientes novos ou já existentes. O equipamento custa R$ 718,00, podendo ser parcelado em até 12 vezes, e tem franquia de 40 GB por mês para utilizar na rede Wi-Fi do carro. A partir do 13° mês, é necessário pagar uma mensalidade de R$ 59,90 para continuar acessando o serviço. Os dados do WhatsApp e Waze não descontam da franquia. O roteamento Wi-Fi pode ser compartilhado por até cinco dispositivos simultâneos, e não pode ter seu SIM card utilizado por outro dispositivo que nao seja o Vivo Car.

Com todos os recursos, não me admira se uma corretora de seguros ou ate mesmo o Uber resolver adotar o dispositivo como garantia ou melhoria de serviços.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]