Dispositivos

TP-Link se une à ABIH-SP para impulsionar automação e conectividade no setor hoteleiro

A TP-Link, por meio do sua linha Omada, marca B2B especializada em soluções de rede corporativa com gerenciamento centralizado em nuvem, é a nova parceira de conexão no Projeto Retrofit Hotéis, iniciativa do Portal do Hoteleiro, plataforma de capacitação e atualização profissional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), que contam com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e do Plano Brasis, da Embratur. 

Visando  promover a modernização tecnológica da hotelaria nacional, o projeto entra no ar num momento de movimento mundial de investimentos em automação para as necessidades do setor hoteleiro, e o  Brasil tem se mostrado como um mercado altamente potencial. 

Classificado como o primeiro destino global em atrativos turísticos naturais e oitavo em atrativos turísticos cultural, o país registrou, em 2024, um crescimento de 12,6% no número de visitantes estrangeiros em relação ao ano anterior, somando 6,66 milhões de turistas, que movimentaram US$7,3 bilhões em receita, segundo dados da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Para 2026, a expectativa é chegar a 8 milhões de turistas.

Com essa expressiva expansão, a necessidade por uma infraestrutura moderna e experiências de hospedagem aumentam à medida que surge a exigência de oferecer uma infraestrutura alinhada às expectativas do público global. 

Para apoiar o setor, o Projeto Retrofit de Hotéis vai oferecer uma consultoria gratuita para analisar as necessidades de cada hotel – considerando que os hoteleiros estão em diferentes fases da jornada de automação – para buscar o nivelamento deste mercado por meio de ferramentas que promovam a automação. Diante da necessidade de cada estabelecimento, é proposto um projeto que une integradores para conduzirem o serviço e fornecedores de tecnologia, como é o caso da TP-Link, que será exclusiva para a frente de conectividade. 

De acordo com Marcos Vilas Boas, presidente da ABIH-SP, ter a TP-Link como parte desta empreitada chancela o empenho de transformar o turismo do Estado de São Paulo numa referência nacional. “A TP-Link alia qualidade e excelência em conectividade à credibilidade de seus projetos. Seu papel será contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável de um setor que lidera a geração de empregos e já representa quase 10% do PIB de São Paulo, segundo dados do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo)”, explica Vilas Boas.

Parceria está alinhada à estratégia de verticalização da TP-Link

Com uma nova estratégia de focar na Transformação Digital do setor hoteleiro, levando conectividade estável e precisa por meio de uma atuação consultiva, a TP-Link está de olho num mercado em ascensão, que mira investimentos da ordem de R$ 10 bilhões em 2025 para novas instalações, de acordo com o levantamento realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e pela consultoria HotelInvest.

“Atualmente, a conectividade é tão essencial quanto a energia e a água, mas diversos hotéis ainda não avaliam a qualidade e a importância desse serviço. Nosso desafio será mostrar que investir em tecnologia gera valor real ao negócio. Por isso, estamos trazendo uma solução que alia cobertura eficiente, gestão e custo acessível a uma estrutura no Brasil para suportar o mercado hoteleiro, além de soluções desenvolvidas especialmente para o setor,  entregando uma experiência que o hóspede e os administradores  esperam, mesmo que o hotel ainda não tenha percebido”, afirma Ismael Mota, que acaba de ser nomeado o novo gerente de desenvolvimento de negócios  da TP-Link Brasil para o setor hoteleiro.

Renato Pardo, CEO da Net4guest, que por dois anos consecutivos tem sido o principal integrador de soluções Omada no segmento da hotelaria, concorda com o posicionamento. “Tão importante como a boa localização do empreendimento hoteleiro, o conforto do colchão e a qualidade do chuveiro, agora, cada vez mais a conectividade para acesso à Internet constitui prioridade sob a ótica dos hóspedes”.

Para Mota, participar do Projeto Retrofit Hotéis será uma importante conexão da marca com um movimento que visa apoiar tecnicamente o setor de hotéis independentes, que hoje representam 80% do mercado nacional. “Considerando que São Paulo é a região com a maior 

oferta do segmento, construiremos com essa aliança um benchmarking nacional, que promoverá o acesso às melhores práticas de automação para estabelecimentos de diferentes perfis”, explica o executivo.  

O Projeto Retrofit Hotéis busca modernizar unidades de lazer, negócios e eventos, priorizando redução de custos operacionais, práticas sustentáveis e atendimento humanizado. Um dos destaques é o showroom instalado no Sheraton São Paulo WTC Hotel, localizado na Zona Sul da cidade, que funciona como laboratório vivo. 

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *