Dispositivos

TP-Link na ABRINT 2025

Para os provedores de internet (ISP), cada visita técnica, reconfiguração manual e aparelho furtado impactam diretamente nos custos de operação. Pensando em soluções práticas para reduzir custos a TP-Link, líder global em dispositivos de rede, oferece duas ferramentas totalmente gratuitas que podem transformar a gestão dos roteadores instalados nas casas dos assinantes: Aginet Config e Aginet ACS.

A grande diferença entre os roteadores tradicionais de consumo e os dispositivos voltados para ISPs está justamente nesses softwares exclusivos. Com eles, é possível personalizar e gerenciar os equipamentos de forma automatizada e remota, diminuindo drasticamente a necessidade de deslocamento técnico e o retrabalho com equipamentos.

Segundo a gigante chinesa TP-Link, o Aginet Config é uma ferramenta que permite aos provedores configurar nos parâmentros de vários roteadores ao mesmo, tempo como usuário, senha e até mesmo o logo do provedor.
 

“Um dos grandes diferenciais é que, mesmo que o assinante resete o roteador, ele não volta às configurações de fábrica, e sim para a predefinição já estabelecida pelo provedor. Na prática, isso evita a necessidade de enviar técnicos para reconfigurar manualmente o equipamento, resultando em economia de tempo e dinheiro”, afirma Ayrton Tito Neves, Diretor de Canais da TP-Link.
 

Além disso, os roteadores contam com a proteção Anti-Theft, totalmente gratuita, baseada em uma senha de Super Admin intransferível. Assim, caso o roteador seja furtado, torna-se impossível alterar suas configurações originais – o que o inutilizaria para revenda, aumentando ainda mais a segurança.

Já o Aginet ACS é um sistema de gerenciamento remoto que permite ao provedor monitorar e controlar o roteador do assinante à distância. Com ele, é possível realizar tarefas como atualização de firmware em lote, teste de velocidade, visualização de dispositivos conectados, análise da rede Wi-Fi e até suporte remoto para até 100 mil dispositivos.

Após instalado, o assinante pode ainda baixar o aplicativo Aginet para gerenciar sua rede e ter acesso a funções como Controle dos Pais, ver dispositivos conectados e status da rede. Tudo pelo smartphone.

“Essa autonomia técnica reduz drasticamente o volume de visitas presenciais, cortando despesas com deslocamento e equipe de campo. Além disso, o Aginet ACS é compatível com roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7, garantindo alta performance mesmo nas conexões mais exigentes”, diz Tito que ainda enumera as vantagens gratuitas: “As ferramentas acumulam vantagens consideráveis de redução de custos operacionais e técnicos, otimização de tempo, aumento da segurança contra furtos e agilidade na implantação e manutenção dos serviços”.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br