Business

TCL prepara expansão no Brasil com foco em TVs de tela grande

A TCL, anuncia planos para expandir sua presença no Brasil. A empresa, que registrou um faturamento global de US$ 40 bilhões em 2023 e receita bruta no Brasil de R$ 5,2 bilhões no ano passado, pretende ampliar sua participação no mercado brasileiro de TVs e em outras categorias de produtos, como a de eletrodomésticos.

No Brasil, desde julho de 2016, a TCL atua por meio da joint-venture com a brasileira SEMP, empresa pioneira no mercado nacional de eletroeletrônicos (responsável pela fabricação dos primeiros aparelhos de rádio e TV no Brasil), passando a se chamar TCL SEMP. Por meio desta união, a TCL SEMP oferece ao mercado brasileiro produtos das categorias de TV, soundbar, condicionadores de ar e linha branca.  A joint-venture opera duas fábricas em Manaus (AM), um Centro de Distribuição em Cajamar e um escritório em São Paulo.

“O mercado brasileiro é essencial para os planos internacionais de expansão da TCL”, destaca Eason Cai, CEO da TCL SEMP e presidente da TCL Latin America Business Group. A companhia já realizou investimentos de mais de R$ 150 milhões em sua fábrica de TVs no Brasil, com capacidade de fabricação de 3,5 milhões de unidades por ano. Já sua fábrica de ar-condicionado, que tem capacidade de produzir 1 milhão de produtos anualmente, recebeu investimentos de R$ 31 milhões. O resultado foi um crescimento de 100% em ambos os setores no último ano.

A aposta em TVs de tela grande é um dos pilares da estratégia da TCL SEMP. A empresa lançou recentemente no Brasil a TCL Ultimate 4K QD-Mini LED TV X955 Max, TV de 115 polegadas, a maior do mundo em sua categoria. “Como parte de nossa estratégia, a TCL adotou o slogan Time To Go Big,para reforçar a comunicação em seu extenso portfólio, expansão e o foco em telas grandes, que já proporcionam aos nossos consumidores, parceiros e clientes incríveis experiências imersivas, com telas cada vez maiores e melhores”, destaca o CEO da TCL SEMP.

Daniel Sun, CTO da TCL Industries, enfatiza os investimentos globais da empresa em inovação e tecnologia, destacando a estratégia de consolidar a TCL como uma gigante nos mercados B2B e B2C. “Seguimos investindo em inovações para oferecer produtos com alta qualidade e competitividade”, explica Sun. A empresa investiu US$ 216 bilhões globalmente em semicondutores para displays e recentemente adquiriu a fábrica de telas de cristal líquido (LCD) da LG Display em Guangzhou, China.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br