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Sua empresa está perdendo dinheiro devido à má experiência do cliente? Descubra agora*

Segundo a NewVoiceMedia, globalmente, estima-se que as empresas percam cerca de US$75 bilhões anualmente devido a má experiência do cliente – e grande parte delas originada em falhas de comunicação, não importa em qual canal a interação aconteça: voz, WhatsApp, web chats, chatbots, sites ou redes sociais.

No Brasil, onde o atendimento de qualidade é um diferencial competitivo, negligenciar essa infraestrutura não é apenas um descuido operacional, mas uma fonte de perdas financeiras diretas e significativas. E identificar os sinais de que sua comunicação está deficiente é o primeiro passo para estancar essa sangria e converter um passivo oculto em um motor de crescimento.

Muitos decisores só percebem a urgência quando os indicadores financeiros já acusam o golpe. A seguir, apresento cinco sintomas de que sua solução de comunicação está custando caro.

1. Chamadas perdidas e espera prolongada

A ocorrência frequente de chamadas não atendidas ou longos períodos de espera antes do atendimento não é um bom sintoma. Cada chamada de um potencial cliente que se perde representa um impacto financeiro direto. No Reino Unido, a BT estimou que essa falha custa £30 bilhões por ano.

Trazendo para a realidade brasileira, perder um lead qualificado significa invalidar todo o investimento feito. Em uma empresa que recebe 1.000 chamadas diárias e tem uma taxa de abandono de 5% devido à espera, com um ticket médio de R$200, as perdas anuais podem alcançar R$3,65 milhões.

2. Experiência do cliente fragmentada

Quando o cliente é forçado a repetir suas informações a cada novo contato ou é transferido muitas vezes, sua experiência torna-se fragmentada e frustrante, o que acarreta custos significativos.

A Aberdeen Group destaca que empresas capazes de oferecer um forte engajamento omnicanal conseguem reter 89% de seus clientes, um número drasticamente superior aos 33% retidos por aquelas com baixo engajamento.

3. Baixa produtividade e moral da equipe

Ferramentas de comunicação ineficazes são uma fonte primária de frustração para a equipe, resultando em queda de produtividade e moral. A IDC revelou que as organizações podem perder até 20% de sua capacidade produtiva devido a processos internos ineficientes, nos quais a comunicação desempenha um papel crítico.

Este cenário gera custos tangíveis, especialmente relacionados ao turnover. Segundo a Korn Ferry, o custo para substituir um colaborador pode variar entre 50% e 200% do seu salário anual.

4. Churn elevado por falhas na comunicação

Um aumento na taxa de cancelamento de clientes (churn), explicitamente ligado a problemas na comunicação, é um dos indicadores mais diretos de prejuízo. A NewVoiceMedia indica que 58% dos consumidores não hesitariam em migrar para um concorrente após uma única experiência negativa com o atendimento, seja ele telefônico, chat ou e-mail. No Brasil, um relatório da Opinion Box de 2023 mostrou que 7 em cada 10 consumidores já desistiram de uma compra por mau atendimento.

5. Falta de dados para decisões

Operar sem a capacidade de extrair e analisar dados das interações é como navegar às cegas. O Gartner salienta que a análise de interações pode levar a uma melhoria de até 10% na retenção de clientes e uma redução de até 20% nos custos operacionais.

A incapacidade de utilizar dados significa perder chances de identificar gargalos, aprimorar o treinamento e entender as necessidades dos clientes, resultando na manutenção de custos elevados e na perda de vantagem competitiva.

Ignorar esses sinais é permitir que falhas na comunicação drenem recursos valiosos. Investir em uma solução omnichannel e integrada não é despesa, mas um movimento estratégico essencial para a eficiência, a satisfação do cliente e a saúde financeira da organização no competitivo mercado brasileiro.

*por Emerson Carrijo, CEO do Grupo C&M – formado pelas empresas C&M Executive, Vocom e Appego Coffee.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br