Business

Stellantis acelera seu Programa de Filantropia e inaugura Espaço Maker em escola pública de Betim (MG)

A Stellantis inaugurou o primeiro Espaço Maker do seu Programa de Filantropia na Escola Municipal Aristides José da Silva, no bairro Santo Antônio, região do Teresópolis, em Betim (MG). O novo ambiente amplia o acesso de estudantes da rede pública à educação STEM, abordagem que integra ciência, tecnologia, engenharia e matemática por meio de atividades práticas e experimentais. A iniciativa deve impactar cerca de 15 mil alunos nos próximos dois anos e alcançar 100% das escolas da rede municipal.

A cerimônia de inauguração, realizada nesta quinta-feira (12), foi marcada pela assinatura do termo de cooperação entre a companhia, a AVSI Brasil e a Prefeitura de Betim. O evento contou com a presença de Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul; Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil; Heron Guimarães, prefeito de Betim; além de outras autoridades e convidados.

O Espaço Maker foi estruturado para atender as 69 escolas de Betim por meio de um modelo de hub educacional. Embora o laboratório esteja instalado em uma unidade de referência, toda a rede poderá utilizar a estrutura e os recursos disponíveis, incluindo kits de robótica e ferramentas de aprendizagem prática que podem ser levados para aplicação em sala de aula.

“Inauguramos o nosso primeiro Espaço Maker, o ponto de partida de um projeto que entregará mais unidades ao longo do ano. Em três anos, beneficiaremos 165 mil estudantes em 200 escolas públicas do Brasil e da Argentina. Ao investir na educação STEM, não entregamos apenas tecnologia, estamos firmando um pacto pelo futuro. É gratificante ver que estamos transformando o acesso ao conhecimento na base para os sonhos desses jovens se tornarem realidade”, destaca Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Instalado em um anexo da unidade escolar, ao lado do prédio principal, o laboratório conta com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks e tablets. A estrutura segue o conceito Maker de aprendizagem, baseado em experimentação e aplicação prática do conhecimento, com atividades voltadas à montagem e programação de projetos.

Os estudantes também têm acesso a kits educacionais com reagentes, componentes elétricos, hardware, software e materiais de prototipagem, permitindo experiências em áreas como física, química, eletrônica e robótica. A proposta é tornar o aprendizado mais dinâmico e conectado ao cotidiano, estimulando o desenvolvimento de soluções e habilidades por meio da prática.

O projeto prevê ainda a capacitação de educadores como multiplicadores da metodologia, para que experiências e conteúdos sejam disseminados de forma contínua entre as escolas. A iniciativa fortalece o ensino aplicado e contribui para resultados sustentáveis de aprendizagem na rede municipal, ampliando o alcance da educação STEM para as próximas gerações de alunos.

Educação como eixo de transformação

A iniciativa integra o Programa de Filantropia da Stellantis, que prevê a implantação de novos Espaços Maker em escolas públicas de Porto Real (RJ) e Goiana (PE), ampliando o alcance do projeto e fortalecendo parcerias locais em educação.

O programa deverá beneficiar 165 mil estudantes, capacitar mais de 1.000 professores e alcançar mais de 200 escolas públicas no Brasil e na Argentina, em mais de 50 comunidades de regiões estratégicas como Betim (MG), Porto Real (RJ), Goiana (PE), Córdoba e Buenos Aires.

Os Espaços Maker contarão com conectividade, mobiliário adaptado e tecnologias educacionais para atividades práticas e colaborativas. A proposta é aproximar os estudantes de temas como automação e inteligência artificial e estimular o protagonismo juvenil por meio da aprendizagem aplicada.

Dentro da estratégia educacional do programa, as ações combinam infraestrutura, formação docente e capacitação técnica de jovens, com foco no desenvolvimento de competências e na criação de soluções práticas.

Programa amplia atuação com outras iniciativas educacionais

Ao longo de 2025, o Programa de Filantropia da Stellantis desenvolveu, em Betim (MG), um projeto estruturado de fortalecimento da educação pública em parceria com a Fundação da Gide (FdG) e a Prefeitura. A iniciativa atendeu toda a rede municipal e beneficiou mais de 40 mil alunos, com foco na melhoria da gestão escolar e na geração de resultados sustentáveis de aprendizagem. Na primeira fase, o projeto envolveu as 69 escolas do município e capacitou aproximadamente 240 gestores e profissionais pedagógicos em metodologia de gestão para resultados.

O Programa Formare também integra a frente de fortalecimento educacional em Betim. Em 2025, a Stellantis abriu turmas na região para o Polo Automotivo de Betim e para a unidade da Teksid. Realizado em parceria com a Fundação Iochpe, o programa promove capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, com formação em Operações Automotivas Industriais, bolsa-auxílio e possibilidade de contratação ao final do ciclo. Nos últimos dois anos, a iniciativa beneficiou 40 alunos na região.

Motor Citizens: dedicação além do trabalho

Como parte do ecossistema de filantropia, colaboradores da Stellantis também contribuirão com os Espaços Maker por meio do programa global de voluntariado Motor Citizens, com atuação direta no apoio às comunidades onde a empresa está presente.

Ativo em diversos países, o programa permite que colaboradores dediquem um dia de trabalho por ano a ações sociais voltadas à igualdade de oportunidades, inclusão e desenvolvimento humano. A iniciativa já mobilizou milhares de voluntários em países como Índia, Estados Unidos, Marrocos, Brasil e nações da Europa.

“O Programa de Filantropia da Stellantis foi estruturado para deixar um legado duradouro nas regiões onde estamos presentes, conectando educação, inovação e inclusão. Ao lado de parceiros locais e com o apoio do Motor Citizens, ampliamos o impacto das iniciativas e fortalecemos a participação ativa das pessoas na construção de um futuro com mais possibilidades”, afirma Fabricio Biondo, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *