Sony lança primeira câmera portátil que ajuda a combater deepfakes e fake news
A Sony apresenta a PXW-Z300, a primeira câmera de vídeo portátil com assinatura digital inserida, que permite comprovar a autenticidade de cada gravação e rastrear alterações no material, seguindo o padrão C2PA. O modelo é indicado para profissionais de audiovisual, como jornalistas, cineastas de documentários, esportes e programas ao vivo. A funcionalidade de rastreio e registro de edições contribui para a verificação de conteúdo e combate à desinformação e deepfakes.
O equipamento também incorpora inteligência artificial, integração com dispositivos móveis, e conectividade via 5G, wireless e armazenamento na nuvem, permitindo transferência imediata de material gravado e transmissões ao vivo diretamente do smartphone. A PXW-Z300 possui três sensores CMOS Exmor R® de 1/2”, processador de imagem BIONZ X e unidade de processamento dedicada com reconhecimento de objetos por IA.
Entre suas funcionalidades estão uma lente com zoom óptico de 17X e abertura F1.9, estabilização óptica de imagem que mantém brilho e luminosidade equilibrados mesmo em movimento, foco automático e manual, e filtro ND eletrônico de densidade neutra variável, que ajusta suavemente a transmissão de luz em diferentes ambientes. O braço LCD flexível de três eixos permite ajustar a posição e o ângulo da tela, adaptando-se a diversos estilos de captação, seja no ombro, na altura da cintura ou em modo selfie.
A câmera estará disponível no Brasil no final deste ano, saiba mais em: Link