Samsung Galaxy Watch 8 [Analise/Review]
O Samsung Galaxy Watch 8 traz refina o que já era bom no Watch 7, ele entrega um conjunto de recursos de saúde e inteligência artificial (IA) que o coloca um holofote no Watch da Samgung. O watch 8 é uma verdadeira central de saúde e bem-estar no pulso, integrada ao ecossistema Samsung.

A primeira grande mudança está no visual. A Samsung abandonou o formato estritamente redondo e adotou um design “quadrado com cantos arredondados” (squircle). Feito em alumínio e vidro ele ficou mais leve.

A grande revolução do Watch 8 está nos seus novos sensores e métricas de saúde o sensor BioActive, que fornecem dados que vão além dos concorrentes:
- Um sensor que é meu queridinho é o de medir a pressão arterial em tempo real (embora o uso dependa de calibração) anterior, ele dá resultdos em precisos.
- Uma nova analise foi incorporada com IA que a capacidade medir antioxidantes, aliada aos níveis de estresse oxidativo e carga vascular (detectando variações de estresse e fadiga em repouso), alertando sobre o que o corpo precisa antes que você perceba.
- Eu que já estou a muito tempo medindo o sono gostei do “Coach” de sono circadiano que aprende meus padrões, sugere o melhor horário para dormir e inclui detecção de possíveis casos de apneia do sono e alertas automáticos para distúrbios cardiovasculares precoces.
- E para os atletas o Running Coach (treinador de corrida com IA) cria planos personalizados.
- Índice de AGEs: Medição de saúde metabólica e envelhecimento biológico.

Seguindo a evolução do o Watch 8 tem respostas bem rápidas, em sua tela Super AMOLED que é bem nítida, colorida e brilhante, garantindo boa visibilidade mesmo sob luz solar direta. A integração com Gemini (a IA do Google) permite iniciar comandos de voz e acessar informações rapidamente, o alto-falante está mais potente e claro.
Por baixo do capô temos um processador Exynos W1000, 2GB RAM e 32GB de armazenamento, temos recursos como Bluetooth 5.3, Wi-Fi e NFC para pagamentos por aproximação, além de certificação IP68 para resistência à água e poeira. A versão LTE permite chamadas e dados móveis sem o celular. Ele roda One UI 8 Watch sobre o Wear OS 6
A bateria continua sendo o “calcanhar de Aquiles” mesmo sendo maior (435 mAh no modelo padrão), a autonomia da bateria ainda decepciona muitos usuários, durando 1 dia. A Samsung promete 30 horas de uso (comAlways On Display ativado) ou 40 horas (desligado), mas quem ainda vê como relatógio achará pouco.
Mesmo funcionando em IOs ou Android, o Watch 8 tem dependência da Samsung, recursos de saúde, como a medição de pressão arterial, dependem do aplicativo Samsung Health Monitor, que, por sua vez, exige um smartphone Galaxy para ser instalado com ecossistema Samsung.
Veredito
O Galaxy Watch 8 é, sem dúvidas, o smartwatch Android mais avançado e bem construído, especialmente para quem prioriza recursos de saúde de ponta. Não reinventa a roda, mas a refina. Se você tem um Watch 4 ou 5, a troca é obrigatória e o salto de qualidade é enorme. Se você tem o 7, talvez não seja a hora ainda.
