Samsung Galaxy Book S [Análise / Review]

A Samsung acertou em cheio no coração de quem trabalha com notebook, e busca praticidade, portabilidade, leveza e bateria duradoura, com o Galaxy Book S, o preço oficial é de R$ 7.199 na versão de entrada, com 256 GB em SSD.

O Galaxy Book S vem com um processador da com Intel Core i5-L16G7, 8GB de RAM DDR4x e 256GB de armazenamento interno e você pode expandir com cartão microSD de até 1TB, tipo celular.O Galaxy Book S não precisar de cooler, mas a abertura da tampa permite uma passagem de ar por baixo que ajuda no resfriamento do equipamento.

Entrada para microSD de até 1TB
Entrada para microSD de até 1TB

Sua tela, é LCD TFT, de 13.3 polegadas, com resolução FULLHD, brilho de até 600 nits e é sensível ao toque, falando em toque, o teclado, por sua vez, é bastante confortável, vem no padrão ABNT2 (tem tecla para ‘ç’), tem uma tecla Fn que, assim o Caps Lock, pode ser travada (em ambas, um LED acende quando isso acontece) e vem com leitor de impressões digitais integrado ao botão de liga / desliga, tem retroiluminação LED e uma curiosidade bacana, a luz do teclado é desativada automaticamente para poupar energia e quando se está vendo um filme por exemplo e o teclado não esta em uso. O Galaxy Book S conta também com uma webcam de 720p, bem satisfatória para conferências.

Brilho de até 600 nits deixa tudo mais bonito
Brilho de até 600 nits deixa tudo mais bonito

Com apenas 11,8 mm de espessura com a tampa fechada, o aparelho da Samsung cabe facilmente em qualquer mochila e foi pensado justamente na portabilidade, ele é muito leve, pesando menos de 1kg. A parte que talvez seja um pouco mimimi meu, é que para ter espessura finíssima, a Samsung optou por um formato que não permite grandes edições do Galaxy Book S, ou seja, comprou um Galaxy Book S, o único upgrade que você conseguirá é trocar o SSD, mas juro que eu não tentaria logo de cara, pois você tem que desmontar o dispositivo.

Leitor de impressões digitais no botão de liga/desliga
Leitor de impressões digitais no botão de liga/desliga

A Samsung deixou o Galaxy Book S com somente entradas do tipo USB-C, o mesmo utilizado Galaxy S. O carregador vem na caixa e também um adaptador para USB-A, afinal muita coisa ainda usa o famoso USB-A, porem já adianto, vale a pensa pensar em investir em hub USB-C, pois Isso significa que, se você quiser usar um pendrive, mouse ou acessórios com USB ou HDMI, será necessário recorrer a um adaptador externo. O que faltou de adaptador, a Samsung garantiu em conectividade sem fio, o Galaxy Book S conta com Wi-Fi 6 (802.11ax 2×2) e Bluetooth 5.0 e entrada P3.

Para usar dispositivos USB, você vai precisar do adaptador plugar algo nele
Para usar dispositivos USB, você vai precisar do adaptador plugar algo nele

Ainda falando da bateria e carregador, a Samsung promete algo perto de 17 horas de duração, depende do seu uso claro, no meu foi perto de 8h no máximo e eu joguei super pouco com ele. A parte boa não esquenta como o S21 e leva perto de 3h para uma carga de 100%.

A bateria de 42 Wh te permite trabalhar alguma horas fora da tomada
A bateria de 42 Wh te permite trabalhar alguma horas fora da tomada

Para os amantes de som, apesar de fino, ele oferecem bom volume, afinal o Galaxy Book S leva por ter o nome Galaxy, usa o AKG e a tecnologia Dolby Atmos, já presente nos smartphones, são dois pares de alto-falantes de 1,2 W cada, o som é claro, sem graves, consegui trabalhar perfeitamente e ver alguns filmes com ele.

Mesmo sendo menos focado em games, dá para jogar nele
Mesmo sendo menos focado em games, dá para jogar nele

Aqui um ponto que para mim tem que ficar claro, o Galaxy Book S, não é um notebook gamer, ele é projetado para dar conta das aplicações mais comuns no dia a dia da maioria dos usuários. Word, Excel, PowerPoint, Chrome, Spotify rodaram sem dificuldades. Dá para jogar ? Até dá, mas pode demorar no carregamento, dar certa travadinhas.

Modo Dex
Modo Dex

Uma parte importante de falar é o modo DEX, que integra o laptop a determinados smartphones da marca, ou seja, você pode ter o seu smartphone em uma aplicação no Galaxy Book S, e realizar ações lá de dentro do notebook.

Veredito

Galaxy Book S é um notebook que chama atenção aos olhos pela tela, e pela leveza. Me preocupa e se ele realmente irá ganhar mercado pelo custo, porque por R$ 7.199. Adorei o fato da Samsung mudar tudo para USB-C, mas não gostei do fato do upgrade ficar limitado ao SSD.

Se você busca por um produto com um único foco que é o trabalho, mobilidade, leveza, o Galaxy Book S pode entrar na sua lista de desejos. Agora, se esses itens não são importantes ai devo afirmar que talvez não seja sua escolha ideal.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]