Dispositivos

Samsung Electronics alcança a primeira verificação mundial do efeito de redução de carbono com base na especificação DUCD

A Samsung Electronics Co., Ltd. anunciou que obteve certificação de redução de carbono com o AI Energy Mode1 em modelos selecionados de suas máquinas de lavar, verificada pela Carbon Trust Assurance com base na especificação Decarbonizing the Use-Phase of Connected Devices (DUCD). Esta é a primeira vez que um produto ou recurso foi validado utilizando a especificação DUCD. Isso é especialmente significativo, pois demonstra o efeito de redução de gases de efeito estufa (GEE) alcançado durante a fase de uso por meio do AI Energy Mode, com verificação de terceiros.

“Na Samsung, continuamos a projetar nossos produtos e serviços levando em consideração os fatores ambientais”, declarou Jeong Seung Moon, vice-presidente executivo e chefe da equipe de P&D para a divisão Digital Appliances (DA) Business da Samsung Electronics. “O AI Energy Mode é um exemplo fundamental desses esforços e, com essa verificação que reconhece sua eficácia, continuaremos nos empenhando para aprimorar ainda mais nossos produtos, recursos e serviços durante seu uso real.”

Esforços de longa data da Samsung

A Samsung trabalha há muito tempo para estabelecer indicadores objetivos e sistemáticos que permitam avaliar e gerenciar as emissões de carbono geradas por eletrodomésticos. Como parte desses esforços, a empresa aderiu à iniciativa DUCD como membro do Secretariado em setembro de 2022.

A iniciativa DUCD é liderada pela Carbon Trust, uma consultoria climática global que atua em parceria com empresas, governos e instituições financeiras para impulsionar ações climáticas positivas. Por meio da colaboração com outros líderes do setor, o objetivo é padronizar a forma como o consumo de energia e as economias geradas por dispositivos conectados são medidos, além de contribuir para a criação de metodologias globais para calcular a redução de carbono de dispositivos conectados via Wi-Fi.

Em novembro de 2024, a iniciativa publicou uma especificação global que estabelece critérios unificados de medição e metodologias de redução para dispositivos conectados. Essa abordagem mede a redução das emissões de carbono que ocorrem durante a fase de uso real pelo consumidor, diferenciando-se das práticas convencionais de medição ou redução de emissões que se concentram no processo de produção.

Redução de carbono verificada com o AI Energy Mode

Com base nessas orientações, o braço independente de garantia da Carbon Trust, a Carbon Trust Assurance Ltd, realizou uma avaliação piloto na linha de máquinas de lavar roupa da Samsung2. O estudo verificou o efeito de redução proporcionado pelo AI Energy Mode, comparando a quantidade de carbono emitida entre julho de 2024 e junho de 2025 quando o modo estava ativado, com a quantidade emitida quando esse modo não era utilizado.

Para as máquinas de lavar roupa Samsung selecionadas com eficiência energética, o consumo total de energia calculado pela plataforma SmartThings3 foi verificado em 12,28 GWh durante esse período4, resultando em 5.266 tCO2e, conforme constatado pela Carbon Trust Assurance Ltd., de acordo com a DUCD Parte 1: Especificação e Orientações. A economia total comprovada — 5,02 GWh em consumo de energia e 2.084 tCO2e em emissões de gases de efeito estufa — pode ser atribuída ao AI Energy Mode ativado5.

Esse nível de economia de energia corresponde à quantidade de eletricidade que aproximadamente 169 mil residências consomem em um único dia, considerando que um consumidor residencial médio nos EUA utiliza cerca de 29,54 kWh de energia diariamente6.

Continuando a trilhar este caminho de economia, a Samsung estará presente na próxima CES 2026 – que acontece em Las Vegas, de 6 a 9 de janeiro de 2026 -, onde apresentará suas soluções de economia de energia e seus novos produtos inovadores. Para saber mais, fique ligado na Samsung Newsroom Brasil.

O AI Energy Mode precisa estar ativado pelo SmartThings Energy no aplicativo SmartThings, disponível em dispositivos Android e iOS. É necessária uma conexão Wi-Fi e uma conta Samsung.

2 Uma lista de todos os modelos de máquinas de lavar aplicáveis, bem como a pegada de carbono do ciclo de vida do produto, pode ser encontrada em https://www.samsung.com/global/sustainability/digital-library/policy-document/.

3 A verificação baseia-se em máquinas de lavar roupa Samsung com a classificação de eficiência energética mais alta — ou equivalente — nos respectivos países, quando aplicável, como (mas não se limitando a): Energy Star (EUA), Grau 1 (Coreia) e A (UE).

A verificação considera máquinas de lavar Samsung que foram conectadas ao modo AI Energy pelo menos uma vez durante o período de julho de 2024 a junho de 2025, em escala global.

5 A comparação foi realizada entre os cenários com o modo AI Energy ativado e desativado, analisando todos os dispositivos ativos mundialmente durante o mesmo período (julho de 2024 a junho de 2025).

6 Fonte: U.S. Energy Information Administration (Frequently Asked Questions (FAQs) – U.S. Energy Information Administration (EIA))

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br