Dispositivos

Samsung acelera a modernização do varejo na América Latina com tecnologia e eficiência

O setor varejista na América Latina vive um momento de expansão acelerada, impulsionado pela rápida digitalização e pelo crescimento do consumo total. O avanço de tecnologias como inteligência artificial, automação e sinalização digital segue redefinindo a jornada do consumidor em empresas de todos os portes. Posicionada como parceira estratégica na modernização do setor, a Samsung oferece um portfólio completo de soluções que transformam lojas físicas em ambientes conectados e inteligentes, gerando eficiência operacional e experiências diferenciadas na região.
 

De acordo com o estudo Unified Commerce Benchmark, 70% dos consumidores da América Latina preferem comprar com varejistas que oferecem experiências integradas entre o online e o físico – em lojas. O dado reforça a necessidade de integração entre soluções digitais e presenciais para impulsionar métricas-chave de sucesso.
 

“Essa transformação é impulsionada por três vetores principais: tecnologia, escala e foco no cliente. Para o público B2B, a tecnologia atua como a base para soluções como displays inteligentes, quiosques de autoatendimento e plataformas de gestão unificada, ampliando a eficiência operacional e favorecendo maior escalabilidade”, comenta André Peixoto, Diretor Sênior de Oferta Integrada B2B da Samsung para a América Latina.
 

Com a eficiência como um dos principais pilares da transformação digital, a Samsung oferece o gerenciamento de múltiplas lojas de forma integrada, por meio do Samsung VXT. A solução em nuvem visa gestão centralizada de conteúdo, possibilita atualizar vitrines digitais e telas de forma remota e padronizada, além de abrir espaço para veiculação de mídia própria dentro do ponto de venda. Outra possibilidade é o uso de plataformas corporativas de gestão integrada de energia e operação, que conectam e monitoram diferentes equipamentos da loja, como climatização, iluminação, displays e sensores, em um único painel. Esses sistemas utilizam análise de dados e inteligência artificial para identificar ineficiências, ajustar automaticamente parâmetros de consumo, criar rotinas automatizadas e acompanhar indicadores de desempenho em tempo real. Com isso, as empresas conseguem reduzir custos operacionais, otimizar o conforto térmico e aumentar a segurança do ambiente.
 

No backoffice, aplicativos de gestão de tarefas baseados em inteligência artificial distribuem atividades, geram checklists inteligentes e facilitam a comunicação entre equipes. Já as plataformas de controle de jornada com geofencing (que combinam funcionalidades de GPS com gerenciamento de frotas) permitem gerenciar escalas e turnos de colaboradores de maneira segura e automatizada, promovendo mais produtividade e visibilidade operacional.
 

“O varejo latino-americano está em um ponto de inflexão. A capacidade das empresas de equilibrar eficiência operacional, inovação e a experiência do consumidor será determinante para o futuro do setor”, destaca Peixoto.
 

Imagem meramente ilustrativa

Além das soluções de backoffice, a Samsung também oferece uma experiência personalizada para melhorar a jornada do consumidor final. O Samsung Kiosk – quiosque de autoatendimento e múltiplos métodos de pagamento – reduz filas e amplia o acesso a produtos fora do estoque imediato. Já o mPOS (Mobile Point of Sale) transforma tablets Galaxy em pontos de venda móveis, permitindo que vendedores realizem transações, consultas e personalizações em tempo real.
 

Por fim, pensando em displays interativos e telas de grande formato, a companhia dispõe também de telas que compõem um Videowall e o painel de LED “The Wall”, que elevam a experiência sensorial e permitem comunicações promocionais e informativas em alta resolução, criando um ambiente mais conectado, eficiente e envolvente.
 

Com isso, a Samsung entrega um ecossistema completo de dispositivos robustos e plataformas inteligentes, desde a atração do consumidor até a logística, que garante maior eficiência operacional, melhor experiência do cliente e segurança, consolidando-se como parceira estratégica para a transformação digital completa.
 

Para saber mais sobre as soluções da Samsung para o público B2B, acesse o Portal Samsung para Empresas. Essas e outras novidades também estão disponíveis na Samsung Newsroom Brasil.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br