Rio Open apresentado pela Claro terá experiências exclusivas da operadora na 12ª edição do torneio
A Claro faz parte da história do Rio Open desde o primeiro saque e promoverá uma série de ativações na 12ª edição do torneio, que acontece de 14 a 22 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro. Reforçando seu pioneirismo como incentivadora do esporte no Brasil e na cota Apresenta do maior torneio de tênis da América do Sul, a operadora levará ao evento ações exclusivas para o público. As ativações incluem o retorno do estúdio de videocast com entrevistas em tempo real com atletas e personalidades, experiências imersivas com realidade virtual, robô interativo e muitas outras iniciativas que utilizam a tecnologia 5G da Claro, considerada a mais rápida do país segundo o Speedtest®.
Entre as frentes de apoio da operadora ao tênis e seu compromisso de fomentar o futuro do esporte brasileiro, está a parceria com João Fonseca, mais novo embaixador da marca, que será uma das grandes atrações do Rio Open apresentado pela Claro.
No estande da Claro no Leblon Boulevard, o Estúdio Claro Rio Open será a ativação central e funcionará como o hub central de conteúdo da marca, responsável por amplificar as narrativas do evento por meio de conversas relevantes com convidados especiais ligados ao universo do tênis. Com a participação de parceiros como Canal Like, Sportv e New Balls Please!, o espaço gerará recortes para redes sociais, YouTube e podcasts no Claro música, levando a experiência do torneio também aos fãs que não estiverem presentes no evento.
Nesta edição, com o uso da tecnologia 5G da Claro, a operadora também oferecerá uma experiência imersiva por meio de câmeras 360º instaladas na quadra principal e na quadra de treino. As imagens captadas serão enviadas em tempo real para dispositivos de realidade virtual (VR) no estande da Claro e também para as lojas no Shopping Leblon, Rio Sul e BarraShopping, permitindo que os visitantes acompanhem os principais momentos do Rio Open apresentado pela Claro sob uma perspectiva privilegiada, estando ou não no complexo do torneio.
Além disso, a Claro promoverá uma ação de fotografia com uso de Inteligência Artificial, que permitirá ao público gerar uma imagem ao lado do atleta João Fonseca, ambientada no cenário do evento. A lembrança será tanto virtual quanto física, com impressão da foto.
Outro destaque tecnológico será a presença de um robô interativo no estande da marca. Utilizando IA generativa, ele irá conversar com os visitantes sobre o mundo do tênis e a história do Rio Open.
“A Claro tem um histórico sólido de apoio ao esporte, e o tênis é um dos nossos principais pilares de comunicação de marca, porque une diversão, saúde e entretenimento para todos que acompanham. Há 12 anos apostamos no Rio Open, o único ATP 500 da América do Sul, proporcionando aos fãs brasileiros a chance de ver de perto o melhor do tênis mundial. No Rio Open, levamos tecnologia e inovação para dentro e fora das quadras, criando experiências únicas para o público. Em 2026, vamos apresentar realidade virtual, robótica e IA generativa, reforçando nosso pioneirismo em levar o melhor da tecnologia 5G para todos”, afirma Ane Lopes, diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro.
Complementando a experiência do público, Wi-Fi gratuito oferecido pela operadora e totens de recarga de bateria estarão distribuídos pelo complexo, para que todos possam compartilhar seus melhores momentos com tranquilidade. Também serão realizadas ações de distribuição de brindes exclusivos para o público, além do esperado álbum de figurinhas do torneio em parceria com a Sportv. A Claro promoveu, ainda, ações especiais de pré-venda exclusiva e desconto para os clientes do programa de relacionamento Claro clube, que também puderam concorrer à oportunidade de aprender e jogar com profissionais em uma clínica exclusiva.
Instituto Claro leva alunos e projetos sociais para o torneio
O pilar social da companhia ao longo do torneio segue fortalecido através do Instituto Claro, que promoverá um tour guiado para alunos do programa Dupla Escola. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer as cabines de transmissão e vivenciar a infraestrutura técnica do evento. Além disso, o torneio contará com apresentação do projeto Ação Social pela Música do Brasil na abertura oficial da competição.
Pela primeira vez, o Rio Open terá transmissão acessível pela Claro tv+
Os clientes da Claro tv+ poderão acompanhar jogos selecionados do evento com recursos de audiodescrição, legenda e Libras, utilizando a tecnologia desenvolvida pela empresa BePlay na tela do celular ou do computador pelo canal 533. A Claro tv+ ainda transmite o Rio Open sem custo adicional pelo canal 537, Sportv 3.
Quem quiser acompanhar tudo e ficar por dentro das novidades, poderá ver a cobertura exclusiva nos perfis da Claro Brasil por meio das redes sociais.
