Redmi Note 9S [Análise / Review]

A Xiaomi lançou o Redmi Note 9S, buscando encantar os fãs da marca mas também conquistar o mercado com uma aparelho competitivo. Em um aparelho que pode se encontrado a partir de R$ 1.600, mais parrudo do que o normal e bem grande para quem busca consumir conteúdo.

Smartphone Xiaomi Redmi Note 9S
Smartphone Xiaomi Redmi Note 9S

Já que eu comecei falando em consumo de conteúdo, vamos falar da tela. O Redmi Note 9S entrega uma tela é IPS LCD de 6,7 polegadas que entrega uma 1080X2400 pixel na tela. A tela vai de ponta a ponta do aparelho quase sem bordas e sem notch para os sensores, porem com uma gotinha/ buraquinho que hospeda a câmera selfie, isso não é um problema pois vendo vídeos mesmo em tela cheia você depois de um tempo nem nota que ela está ali. 

Smartphone Xiaomi Redmi Note 9S  com 193.7 lumens
Smartphone Xiaomi Redmi Note 9S com 193.7 lumens

Já que estou falando em tela e vidro, vale lembra que o aparelho é todo constituído tanto na tela quando na traseira de vidro, Gorilla Glass 5. Ele é tão bonito que não dá vontade de usar a capinha transparente que vem na caixa com o Redmi Note 9S, porem por ser de vidro Gorilla Glass 5 resistente para caramba é vidro! Logo ele é um sabonete nas mãos sem a capa. 

Traseira em vidro, Gorilla Glass 5
Traseira em vidro, Gorilla Glass 5

Principalmente que a lateral é de plástico que imita perfeitamente metal bem consistente, na parte de baixo tenho a entrada par p2, entrada para carregador USB-C e a saída de som. Do lado esquerdo de quem olha a tela temos a entrada da bandeja para dois sim e mais um microSD sem comprometer nada. No topo o microfone e algo que parece um sensor de infra-vermelho mas não achei a funcionalidade. Do lado direito temos o botão de volume e o botão liga-desliga que também é o leitor de digital. Sim amigos a Xiaomi seguiu modelo de outras fabricantes, e trouxe o leitor de digital da traseira para a lateral e a a Xiaomi melhorou muito o sensor!! Ele é muito rápido, muito sensivel e também com um bom tamanho para o posicionamento do dedo, para mim uma ótima solução para desbloqueio principalmente quando na mesa.

Leitor de digital muito rápido
Leitor de digital muito rápido

Por baixo do capó Xiaomi mandou um processador Qualcomm SM7125 Snapdragon 720G, esse G é de Gamer! Porem não se iluda porque o Redmi Note 9S roda bem jogos,  muitos com todos os gráficos no máximo, outros com o mediano, mas ele não é um um smartphone gamer, mesmo porque ele só tem 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. Para os que curtem o smartphone mais atualizado, a Xiaomi entrega o aparelho com Android 10 com a versão do sistema da Xiaomi a interface gráfica MIUI 11, que deixa o aparelho com a famosa cara da linha. Não é a última versão do MIUI 11, mas a DL que faz a distribuição aqui do Brasil, disse que o modelo deverá receber a MIUI 12.

bandeja para dois sim e mais um microSD
bandeja para dois sim e mais um microSD

Lembra que eu falei do som, da caixinha de som? Pois bem! Aqui é meu primeiro mimimi, o som do aparelhos é fraco deixando a desejar em alguns momentos, principalmente em jogos ou vendo alguns videos, que sem querer a mão acaba cobrindo a caixa de som e acabando com a experiência do usuário nesse ponto! Ok ele tem P2 e também pode se usar um fone Bluetooth.

A Xiaomi não matou e entrega p2 mas por outro lado o som é abafado pela mão
A Xiaomi não matou e entrega p2 mas por outro lado o som é abafado pela mão

Agora vamos falar de câmeras, novamente a Xiaomi seguiu tendência do mercado e fez o ressalto na câmera para acomodar as 4 câmeras e os sensores. Então temos na traseira uma câmera ultrawide 8MP com abertura f/2.2 para fotos panorâmicas, uma câmera com 5MP com abertura f/2.4 para fotos macro, um o sensor de profundidade de 2MP com abertura f/2.4 e a câmera principal com o sensor de 48 megapixel com abertura f/1.8. Para os amantes de selfie conta com 16MP com abertura f/2.5. O Redmi Note 9S faz fotos lindas fotos, desde que você tenha a condição ideal de luz, ai vem o meu mimimi porque se o dia estiver um pouco mais nublado ou escuro mesmo, ai ele começa a ficar devendo, primeiro porque o senhor demora muito para focar o objeto mesmo você dizendo a ele onde está, segundo que mesmo usando foto no modo noturno  tem muito ruído e baixa captura de detalhes. A selfie é um show a parte, a foto fica muito boa. Graças ao conjunto de câmeras ele filma em 4k 2160p, mas falta a estabilização óptica.

Para jogos ou filmes o Redmi Note 9S fica muito confortável
Câmera selfie integrada a tela, depois de um tempo até se esqueça que está ai
interface gráfica MIUI 11 é bem fluída
interface gráfica MIUI 11 é bem fluída
Teste de câmera com foto no padrão 1X
Teste de câmera com foto usando zoom de 0.6X
Teste de câmera com foto usando zoom de 2.x
Teste de câmera com foto usando zoom de 2.x
Teste de câmera com foto usando macro
O som fica restrito a uma única saída e o máximo de volume foi 115.9 decibéis
Câmera Selfie com 16MP
Câmera Selfie usando recurso de fundo desfocado
Câmera Selfie usando recurso de fundo desfocado
Tendo luz a fica boa mesmo a noite
Tendo luz a fica boa mesmo a noite
Inteligência par objetos ajuda muito
Inteligência par objetos ajuda muito
No escuro sem flash a câmera perde um pouco de qualidade e ainda desfoca o objeto
No escuro sem flash a câmera perde um pouco de qualidade e ainda desfoca o objeto
No escuro com flash já temos uma melhoria de qualidade
No escuro com flash já temos uma melhoria de qualidade
No Modo escuro não é possível capturar nada
No Modo escuro não é possível capturar nada

Agora vamos a bateria do Redmi Note 9S ela é um monstro 5.200mAh e agradou muito durante os testes, aguentou algo que perto 2 a quase 3 dias de bateria para um dia comum, apertando um pouco mais deu para fazer 1 dia e meio. Agora para um gamer dá para ficar ai umas 10h continuas de jogo. A melhor parte ele conta com carregamento rápido, e com esse tamanho de bateria leva 2h para poder carregar por completo.

Carregamento rápido
Carregamento rápido

Veredito final 

Redmi Note 9S é um bom aparelho a começar principalmente pelo preço o que o torna competitivo. Se o seu foco é produtividade, consumo de conteúdo, jogos casuais perfeito ele é uma ótima escolha. Se seu foco é câmera talvez você fique triste, pois eu senti falta principalmente na qualidade de fotos a noite e também na agilidade do foco em alguns momentos.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]