Recursos de acessibilidade em Smart TVs LG levam tecnologia para todos
A LG Electronics acredita que a tecnologia deve ser para todos, e as funcionalidades de acessibilidade embarcadas nas linhas de Smart TVs LG reforçam o compromisso da empresa com a inclusão. Mais que acolher usuários PCD, o objetivo é transformar a forma como essas pessoas interagem com as soluções LG e como elas se integram até a dispositivos dedicados de acessibilidade, como aparelhos auditivos, levando entretenimento e informação para todos.
“A LG trabalha ativamente para criar tecnologias que promovam uma vida melhor para todos, e incluir recursos de acessibilidade nas linhas de TVs LG Smart é uma parte importantíssima desse compromisso,” explica Diego Oliveira, Gerente de TV da LG Brasil, “Além de recursos padrão, como modo de High Contrast (Alto Contraste) e Grayscale (Escala de cinzas), para usuário com baixa visão, as TVs ainda contam com sistema Audio Guidance de leitura de tela para pessoas cegas, e capacidade de sincronizar a saída de áudio entre os alto-falantes e aparelhos auditivos para surdos oralizados via Bluetooth, permitindo que todos tenham acesso à informação e entretenimento”, conclui Oliveira.
Para usuários com deficiência visual ou baixa visão, modelos como a LG OLED evo AI G5 e C5, trazem o recurso High Contrast (Alto Contraste). Efetivamente, ela intensifica a diferença de luminosidade entre cores claras e escuras, tornando textos e outros elementos visuais mais nítidos e fáceis de distinguir, melhorando significativamente a identificação e leitura em filmes legendados, por exemplo.
O sistema de Grayscale (Escala de Cinza) é outra ferramenta visual importante. Ela converte todas as cores da tela para tons de cinza, o que pode auxiliar usuários com certos tipos de daltonismo ou baixa visão a perceberem melhor as distinções entre diferentes elementos na tela. De forma complementar, a função Cores Invertidas, como nome sugere, inverte o padrão de cores – por exemplo, exibindo texto branco sobre fundo preto – o que pode reduzir o brilho e o cansaço visual para pessoas com fotossensibilidade.
No quesito da acessibilidade auditiva, o sistema de Audio Guidance é fundamental. Ele atua como um leitor de tela, narrando menus, informações de canais, ajustes de volume e outras opções exibidas, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão naveguem e operem a TV com autonomia.
Já a funcionalidade Listen to the TV Together (Ouvir à TV Juntos) promove a inclusão em momentos de lazer compartilhados. Ela permite a saída simultânea de áudio para os alto-falantes da TV e para outros dispositivos de áudio, como fones de ouvido ou mesmo aparelhos auditivos com implantes intracranianos, bastando que o dispositivo tenha conectividade Bluetooth. Isso beneficia diretamente idosos ou pessoas com perda auditiva, que podem necessitar de um volume mais elevado, sem precisar subir o volume da TV em si, oferecendo qualidade sonora para todos.
Para a comunidade surda que utiliza Língua Brasileira de Sinais (Libras), o recurso Zoom em Língua de Sinais (Sign Language Expansion) é um diferencial. Ele permite ampliar a janela do intérprete de Libras na tela, melhorando a visibilidade dos sinais manuais e expressões faciais, o que é essencial para a compreensão da programação que oferece intérprete nas transmissões.
A LG Brasil acredita que a tecnologia deve ser uma força para o empoderamento, promovendo autonomia e melhorando a qualidade de vida. Os avanços em acessibilidade nas TVs LG são um reflexo direto da visão global de promover “Uma Vida Melhor para Todos”. Para saber mais sobre as soluções de acessibilidade da LG Electronics para levar tecnologia e entretenimento para todos, confira a linha completa de Smart TVs no site da LG.