Dispositivos

PTx Trimble oferece monitores com alta tecnologia para cada tipo de atividade agrícola

Impulsionada pela busca do produtor por maior eficiência e sustentabilidade no campo, a agricultura de precisão vem ganhando, cada vez mais, adeptos desde que chegou ao Brasil, na década de 1990. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a otimização de recursos para produzir alimentos mais competitivos favorecem o desenvolvimento de novos métodos para gerir a propriedade agrícola.

A agricultura de precisão utiliza tecnologias como GPS, sensores, drones e softwares com o objetivo de otimizar as atividades, aumentar a produtividade, reduzir custos e impactos ambientais. Esse sistema de gestão agrícola, que monitora e responde às variações dentro de uma área de cultivo, permite que os agricultores apliquem insumos de forma mais precisa e eficiente, considerando as características específicas de cada área.

Parte importante dessa abordagem são os monitores, que atuam como elo entre o agricultor e a tecnologia no agro. Eles auxiliam na visualização e controle da produção e ajudam a mapear com precisão o que acontece no campo, em tempo real com apenas alguns cliques. Nesse sentido, a PTx Trimble, marca de agricultura de precisão do grupo AGCO, destaca os equipamentos robustos da família GFX, que podem ser utilizados também em tratores não cabinados, pois apresentam resistência à poeira e à água.
 

“Os monitores – semelhantes a um tablet – possuem grande capacidade de gerenciamento, possibilitando o acesso a todas as soluções da agricultura de precisão que podem ser instaladas no trator”, destaca Bruno Sartori, especialista de Marketing e Produto da PTx Trimble.
 

O especialista ressalta ainda dois tipos de monitores: os de entrada, mais simples e robustos, que podem apresentar uma barra de luz; e os premium, mais modernos e com maior capacidade de armazenamento e processamento. Ele lembra que as telas são sensíveis ao toque (touchscreen) e que funcionam da mesma forma que um celular ou tablet. “Os monitores da família GFX são flexíveis, ou seja, também são compatíveis com variadas marcas de tratores, pois são ISOBUS – padrão internacional de comunicação para máquinas agrícolas, permitindo que tratores, implementos e computadores se comuniquem entre si através de um protocolo comum”, completa Sartori.
 

Saiba quais são os monitores PTx Trimble GTX e suas aplicações:

Trimble GFX-350: Opção mais acessível, com tela de 7 polegadas. É resistente às condições adversas, como poeira e chuva, e pode ser utilizado em qualquer operação no campo.

Trimble GFX-1060: Tela de 10 polegadas e também resistente às condições adversas. Pode ser utilizado em qualquer operação no campo e possui grande capacidade de processamento. É fácil de usar e é compatível com os sistemas da PTx Trimble.

Trimble GFX-1260: Com tela de 12 polegadas, esse monitor é ideal para grandes operações múltiplas, pois a tela maior pode ser dividida em até quatro partes. Além do Android, atua com o sistema operacional Precision-IQ, desenvolvido exclusivamente para agricultura de precisão.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br