Mundo Motorizado

 Novo Mustang Dark Horse SC, da Ford Racing, traz o DNA das pistas para as ruas

A Ford apresentou no Salão de Detroit o Mustang Dark Horse SC, nova versão do ícone desenvolvida pela Ford Racing, com motor V8 5.2 supercharged e refinamentos que o colocam num nível ainda mais próximo de um modelo de competição. Usando a experiência acumulada nas pistas com o Mustang GT3 e tecnologias de performance do Mustang GTD, a marca deixa claro que o seu objetivo é desafiar os carros esportivos premium da Europa.


“Desde que introduzimos o Dark Horse em 2022 e o Mustang GTD em 2023, estabelecemos o Mustang como uma marca de performance capaz de enfrentar os melhores do mundo”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing. “O Mustang Dark Horse SC é o próximo capítulo, baseando-se nas lições do Mustang GT3 e na tecnologia e aprendizados do Mustang GTD. Ele demonstra exatamente como a Ford Racing está unindo nossas operações de pista e de rua.”


O Mustang Dark Horse SC estará disponível para pedidos nos EUA a partir do segundo trimestre de 2026, com entrega em meados do ano. Junto com o Mustang RTR, Mustang GT Performance, Mustang Dark Horse e Mustang GTD, ele oferece aos clientes do Mustang as opções de performance mais emocionantes de todos os tempos.


Novo patamar

No desenvolvimento do Dark Horse SC os engenheiros e designers buscaram aprimorar cada aspecto do carro, desde o motor, caixa de câmbio, aerodinâmica, arrefecimento, frenagem, ajuste de suspensão, sensação de direção e compostos de pneus para elevar a sua performance a um nível inédito.


“Para projetar o Mustang Dark Horse SC, testamos junto com o Mustang GTD e o Mustang GT4 em algumas das pistas mais desafiadoras do mundo, incluindo Sebring e Virginia International Raceway, usando esses Mustangs de elite como referência”, diz Arie Groeneveld, engenheiro-chefe do programa do Mustang Dark Horse SC. “Ele se beneficia de cada lição duramente conquistada no topo da pirâmide de performance.”


O motor V8 5.2 supercharged do Dark Horse SC é acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades para trocas rápidas e precisas. O ronco fascinante desse V8 supercharged – atributo que muitos fabricantes de esportivos rivais abandonaram – é parte central da sua experiência de performance. Mas não é o único trunfo deste cavalo de corrida.


Ele vem com amortecedores MagneRide de nova geração, com hardware e software atualizados, além de molas revisadas de maior rigidez, novas barras estabilizadoras, mangas de eixo dianteiras e traseiras e braços de controle dianteiros modificados.


Ele traz ainda uma barra estrutural leve de magnésio e elos de suspensão forjados, em vez de componentes de aço, para reduzir ainda mais o peso. Os engenheiros da Ford Racing usaram o aprendizado adquirido nas competições e no desenvolvimento do Mustang GTD para tornar a sua condução mais próxima de um modelo de corrida.


O pacote opcional para pista (Track Pack) eleva ainda mais o impressionante desempenho dinâmico do Dark Horse SC. Ele inclui uma calibração especial da suspensão MagneRide, adaptada às rodas de fibra de carbono, e pneus Pilot Sport Cup 2 R personalizados, que a Ford Racing desenvolveu em parceria com a Michelin. Medindo 305/30R20 na frente e 315/30R20 na traseira, eles utilizam tecnologia do Mustang GTD para entregar níveis de tração próximos aos de um supercarro.


O controle variável de tração, também desenvolvido para o Mustang GTD com a experiência em corridas, permite ao motorista dosar a interferência da assistência de tração em até cinco níveis e desativar totalmente o controle de estabilidade.


O Mustang Dark Horse SC tem freios Brembo com pinças dianteiras de seis pistões e traseiras de quatro pistões com discos fundidos, iguais aos do Mustang Dark Horse 5.0, que garantem uma performance recorde de frenagem de 100 km/h a 0. Já o Track Pack adiciona os freios Brembo de carbono-cerâmica do Mustang GTD. Com discos dianteiros de 16,5 polegadas, eles são significativamente mais leves que os fundidos e, junto com as rodas de fibra de carbono de série e outras melhorias, contribuem para uma redução de peso de cerca de 68 kg.


Desenvolvido nas pistas

A resistência na pista foi um objetivo principal no desenvolvimento do Mustang Dark Horse SC. A equipe de design trabalhou para gerenciar o arrefecimento e a função aerodinâmica refinando a forma icônica do Mustang.

A nova dianteira contribui para o arrefecimento do freio. O novo capô de alumínio, com travas de série e grande saída de ar, melhora o arrefecimento do trem de força e ajuda na aerodinâmica. A remoção da bandeja de chuva da saída de ar do capô aumenta o downforce e cria uma área aberta cinco vezes maior.


Na traseira, um difusor revisado contribui para o arrefecimento do eixo traseiro, juntamente com um grande protetor inferior que se estende do splitter até atrás das rodas dianteiras para gerenciar a aerodinâmica e o arrefecimento dos freios. O Track Pack inclui mais mudanças aerodinâmicas, substituindo a tampa do porta-malas por um design estilo “ducktail” para melhorar a downforce.


A nova tampa serve de base para uma asa de fibra de carbono atualizada com extremidades em carbono aparente e suportes de carbono leve – a própria tampa melhora a eficiência da asa traseira em cerca de 10%, eliminando a necessidade de uma asa maior ou com um ângulo de ataque mais alto, que obstruiria a visibilidade.


A nova tampa do porta-malas teve um impacto tão forte no Dark Horse SC que a equipe do Mustang GTD adotou uma versão desse design durante uma viagem de desenvolvimento conjunta. No total, o Mustang Dark Horse SC com Track Pack produz cerca de 281 kg de downforce traseiro a 290 km/h.


Design focado na função

No cockpit, o Dark Horse SC exibe o volante de base chata revestido em couro do Mustang GTD, com controles de performance e detalhes em Alcantara e fibra de carbono. Bancos esportivos opcionais Recaro em couro e Dinamica – material ecológico premium – estão inclusos no Track Pack, com detalhes em cinza ou azul-esverdeado (Teal) e uma tampa no lugar dos bancos traseiros.


As opções de personalização incluem itens de carbono nos para-choques e espelhos, complementando os acabamentos internos de fibra de carbono, e três cores de pinças de freio. O Track Pack oferece um pacote Teal, com tom azul-esverdeado vibrante nas pinças de freio, emblemas e cintos de segurança, além da opção de grafismos externos e cinco cores de cintos de segurança.


Na linha 2026, o Dark Horse SC oferece ainda uma edição limitada, a Track Pack Special Edition, que combina os pacotes Track e Carbon, com teto pintado de preto, pinças Brembo em vermelho, grafismos exclusivos e detalhes em titânio impressos em 3D derivados do GTD. Ele é disponível nas cores preto Shadow ou branco Oxford, com detalhes exclusivos em vermelho nos bancos Recaro.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br