Mundo Motorizado

Novo BMW i3 saem da linha de montagem na planta do BMW Group em Munique

A planta do BMW Group em Munique está entrando em uma nova fase, com o início da produção dos primeiros veículos de teste próximos ao modelo de série do novo BMW i3. Isso marca o começo da fase final de preparação para o início da produção em série, previsto para o segundo semestre de 2026.
 

“A produção de veículos de pré-série é um marco importante para a nossa planta”, afirma Peter Weber, Head da planta do BMW Group em Munique. “Pela primeira vez, construímos um BMW i3 inteiramente em nossa unidade – utilizando tecnologia de fabricação de última geração e processos digitalmente conectados. Com a produção agora próxima da maturidade de série, nossos processos de logística e produção estão operando em condições reais em todas as tecnologias: na nossa estamparia modernizada, na nova fábrica de carrocerias, na cabine de pintura de última geração e na nova área de montagem, bem como nas estruturas logísticas inovadoras. Nos próximos meses, aplicaremos os aprendizados obtidos durante a fase de ramp-up para aperfeiçoar ainda mais os processos de produção em série e garantir um lançamento tranquilo.”

No caminho para a produção em série

A integração de novos modelos começa com os veículos de pré-série — uma etapa crucial na preparação para a futura produção em série.
 

O que torna a planta de Munique única é que, até agora, uma equipe da unidade trabalhou em conjunto com uma equipe da planta piloto próxima para montar os primeiros veículos no Centro de Pesquisa e Inovação. Com a conclusão das novas áreas de manufatura e logística da planta de Munique, os veículos agora passam por todas as etapas de produção no próprio local. Isso significa que todos os processos logísticos, os equipamentos de fabricação e as operações já precisam funcionar perfeitamente. Embora os volumes ainda sejam reduzidos, todas as peças são fornecidas por meio dos fluxos de materiais definidos e processadas na linha de produção. Cada componente e cada etapa do processo produtivo são cuidadosamente analisados. Um foco especial está na inspeção de aprovação de equipamentos e ferramentas de produção de ponta, bem como na forma como eles são integrados digitalmente aos sistemas existentes.
 

A realização de testes de sistema para o futuro modelo do veículo ajuda a identificar novos potenciais de otimização. Nos próximos meses, os esforços estarão voltados ao aprimoramento dos processos, com base nos aprendizados obtidos.

Treinamento de colaboradores – primeiro no ambiente virtual, depois no mundo real

Durante essa fase, os colaboradores também passam por treinamentos intensivos: inicialmente com o uso de realidade aumentada e, agora, diretamente nas novas instalações e máquinas. A estreita cooperação entre todas as áreas de produção garantirá que as operações sejam integradas de forma contínua, assegurando um início de produção em série bem-sucedido e sem contratempos.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *