No GP de Aragão, o pneu padrão e o E0125 de desenvolvimento, introduzido com sucesso no GP do Reino Unido
Neste fim de semana, os holofotes do mundo da motovelocidade se voltam para o circuito de MotorLand Aragón, em Alcañiz, na Espanha, onde será disputado mais um emocionante GP da temporada. E, além da adrenalina nas pistas, os bastidores técnicos também prometem ser agitados, com a Pirelli levando novamente à pista a sua mais recente evolução para a Moto2: o pneu traseiro macio de especificação E0125.
A novidade, que estreou com grande aceitação na etapa anterior, em Silverstone, volta a ser disponibilizada aos pilotos ao lado do tradicional SC0. O E0125 compartilha o mesmo composto da banda de rodagem do SC0, mas traz uma estrutura inédita, projetada para oferecer mais estabilidade e desempenho consistente ao longo de toda a corrida. E em Silverstone, o novo pneu já mostrou a que veio: foi amplamente utilizado durante o fim de semana e acabou sendo a escolha unânime no grid para a corrida principal.
Agora, em Aragão, o novo composto será desafiado em um cenário bem distinto. O traçado espanhol possui características diferentes do circuito britânico, com níveis variados de aderência, maior abrasividade e temperaturas mais altas, tanto no ar quanto no asfalto. Essa diversidade de condições será essencial para que a Pirelli avalie com mais profundidade o comportamento do E0125 e amplie sua base de dados, também considerando as experiências obtidas no WorldSBK com essa mesma especificação.
Detalhes da alocação de pneus:
- Moto2:
- Pneus traseiros: SC0 (macio) e E0125 (macio)
- Pneus dianteiros: SC1 (macio) e SC2 (médio)
- Cada piloto terá acesso a 8 pneus traseiros de cada tipo, com exceção do SC2 dianteiro, limitado a 6 unidades.
- O limite total de uso é de 17 pneus por piloto (8 dianteiros + 9 traseiros).
- Moto3:
- Sem alterações em relação a Silverstone: SC1 (macio) e SC2 (médio) para ambas as rodas.
- 8 pneus de cada tipo disponíveis por piloto, com o mesmo limite total de 17 pneus por fim de semana.
“A estreia da especificação E0125 na Moto2 em Silverstone proporcionou um feedback muito positivo. O circuito de MotorLand Aragón, com suas particularidades, nos permitirá testar a nova solução em um ambiente completamente diferente, contribuindo para nosso contínuo processo de desenvolvimento técnico”, destacou a Pirelli.
A Moto2, assim como o WorldSBK, vem se consolidando como uma plataforma estratégica para testes e inovação da fabricante italiana. A performance do novo pneu em Aragão será mais um passo importante na busca por compostos cada vez mais eficientes e adaptáveis às exigências extremas das pistas do mundo todo.