Multilaser H [Análise / Review]

kit presente na caixa do Multilaser H
kit presente na caixa do Multilaser H

Multilaser chamou a atenção por entregar um aparelho com processador de qualidade a um preço que o consumidor brasileiro gosta, pois chega ao mercado custando R$ 1.399.

O Multilaser H segue os padrões do mercado, com notch em forma de gota e três câmeras na traseira, leitor de impressão digital e USB-C. A Multilaser entrega ainda na caixa fones de ouvido, película e capa protetora.

Multilaser H
Multilaser H

A tela é IPS LCD tem 6,3 polegadas, resolução full HD e formato 19,5:9, garantindo boa visualização da tela mesmo em ambientes muito claros, a experiência com vídeos, fotos e jogos é bastante positiva aqui. Se a tela é destaque, o som fica um pouco a desejar pois o Multilaser H conta com um alto-falante mono, situado na lateral inferior do smartphone.

Por baixo do capô temos um processador Qualcomm Snapdragon 710, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Testei diversos jogos e obtive bons resultados. Como nem tudo são flores, ele vem com o Android 9, e falando em Android a Multilaser, fez um trabalho lindo deixando o sistema quase que “puro”, acompanhado de uma interface praticamente sem modificações e poucos aplicativos pré-instalados, obrigando o proprietário a instalar tudo, isso para mim é ótimo, mas eu confesso que na primeira semana de uso mudei a launcher para algo que estou mais acostumado a usar.

A bateria do Multilaser H é 4.000mAh e agradou muito durante os testes, aguentou o dia inteiro de uso sem pedir uma tomada, e olha que usei bem!. Saí por volta das 6 horas da manhã com 100%, usei 4G para acessar redes sociais e jogos online, com brilho no máximo e das 23 horas ainda tinha 50% de carga, o que é excelente para a categoria. Tenho a dizer que conseguir deixar de um dia para o outro direto, me impressionei.

Agora vou a um ponto um pouco sensível as câmeras, o Multilaser H traz três sensores na traseira. A principal tem 16MP com abertura de f/1.8, seguido do secundário de 8MP, abertura de f/2.2 e lente telefoto, com zoom óptico de 2x, e o terceiro tem apenas 5MP com foco em efeitos de profundidade. A câmera frontal é única e tem 16MP de resolução.

Para aquele que gosta de sacar o telefone do bolso e tirar foto, ele é um pouco lento nos disparos. Ficou faltando um atalho para o modo de zoom, mas como ele é todo personalizável eu acabei mudando a minha para a GCam do Google que me deu maior qualidade em fotos e também mais funções. Mas aqui não é um reclamação pelo contrário as câmeras entregam.

É possível instalar a GCam no Multilaser H, como disse o app funciona bem melhor, mesmo sendo uma portabilidade feita por desenvolvedores independentes, para isso você vai precisar baixar o app da GCam nesse link, pois eu precisei vasculhar bastante para achar, vale lembrar que daqui para frente é por sua conta e risco, pois isso não é um aplicativo nativo da Google Play. Após baixar, você precisa permitir instalação de apps desconhecidos. É só ir em Configurações > AppsInstalar apps desconhecidos em Avançado e Permitir desta fonte. Aí volte ao app baixado nas notificações e abra. Pronto agora você tem dois ícones de câmeras, sendo um o nativo e o outro o da Gcam, como diferenciar os dois ? Simples o GCam tem mais funções.

Veredito final 

Multilaser H é um bom aparelho a começar principalmente pelo preço o que o torna competitivo. Não esperava que a Multilaser fosse lançar um smartphone tão competitivo, pois conhecia os produtos de entrada da marca, mas esse me fez mudar de opinião e indicar esse produto como aparelho de uso.

Talvez um gamer, um fotógrafo ou até mesmo um amante de tecnologia discordem de mim, pois para o publico gamer talvez falta desempenho, o que não senti. O fotógrafo a velocidade e ajuste das câmeras, algo que ao instalar a GCAM me deu liberdade. E o amante da tecnologia por não ter o último Android na palma de sua mão.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

One thought on “Multilaser H [Análise / Review]

Fechado para comentários.