Amazon Fire TV Stick [Analise/Review]

Além dos serviços de venda, grande linha de produtos no mercado brasileiro, a Amazon tem o seu dispositivo de TV, o Amazon Fire TV Stick, um dispositivo compacto que transforma aquela sua TV antiga em uma TV mais espertinho. O dispositivo é bem compacto, e permite assistir conteúdos da Amazon Prime Vídeo, Netflix, YouTube e claro uma pergunta que eu demorei a responder, GloboPlay. Sim amigos eu tinha feito o review antes de tudo acontecer, mas com a perda de alguns artigos aqui do site, foi ótimo poder falar do Amazon Fire TV Sticker e mostrar que dá para instalar outras coisas nele.

kit da caixa do Amazon Fire Tv Stick
kit da caixa do Amazon Fire Tv Stick

O preço do Amazon Fire TV Sticker é de R$ 289, outra vantagem ele é totalmente independente do smartphone, acompanha um controle remoto e apresenta uma interface completa, simples e igual ao que encontramos nas Tvs que já contam com o aplicativo para Amazon Prime parecida com a que encontramos em Smart TVs.

Amazon Fire Stick ligado a energia e com extensor
Amazon Fire Stick ligado a energia e com extensor

O Amazon Fire TV Stick vendido no Brasil é o modelo mais simples, nos Estados Unidos há uma vesão capaz de reproduzir conteúdos em 4K e tem hardware mais potente. Nossa versão aqui tem 8 GB de armazenamento (armazenamento destinado a conteúdo e sistema operacional) e 1 GB de memória para executar apps e jogos. O dispositivo Amazon é totalmente independente do smartphone a um preço mais acessível que o AppleTV.

A instalação é simples, não requer grandes conhecimentos em informática e a instalação em si leva menos de 5 minutos, para conectar e já ter a primeira imagem na tela. Brimeiro basta conectar o Amazon Fire TV Stick a uma entrada HDMI, sim precisa ser um TV que tenha entrada HDMI, pois se não o dispositivo não funciona, como era muito comum em TV mais antigas também as entradas HDMI eram muito apertadas, mal cabiam o cabo, mas não se preocupe a Amazon pensou nisso também e manda um cabo extensor de HDMI dentro da caixa. Bem agora faltam duas etapas, é conectar o Amazon Fire TV Stick a um fonte de energia, agora basta conectar a sua rede WiFi e pronto agora só fazer login na sua conta da Amazon e sair usando. Bom se você não quiser usar o controle, pode usar o aplicativo para Android e iOS que é uma versão virtual do controle remoto físico.

Toda a navegação é feita pelo controle remoto que acompanha Amazon Fire TV Stick e a navegação é dividida por aplicativos, jogos, filmes e séries. Bom agora que você conheceu um pouco mais sobre o Amazon Fire TV Stick, chegou a hora de dar um passo na evolução, por baixo de toda a navegação na verdade tema um Android modificado pela Amazon o Fire OS. Logo se temos Android tem Google Play, bem na verdade não, mas tem como instalar uma loja Android. Bem essa técnica abre seu Fire TV stick a ter um Kodi, aplicativos VPN, uma variedade de jogos e muito mais.

Abra a página Configurações no seu dispositivo Amazon Fire TV, localize Meu Fire TV e, em seguida, Opções do Desenvolvedor: verifique se o ADB Debbuging e os Aplicativos de Fontes Desconhecidas estão ativados. Isso essencialmente dá ao seu dispositivo permissão para instalar o que você quiser, igual quando você liberava o Android 5.

Configuração fácil em minutos
Configuração fácil em minutos

Bem após o desbloqueio você precisa ir em Filmes, Depois em categorias e escolha Utilitários nele você deve procurar o utilitário Downloader, após baixar basta abrir e digitar http://firesticktricks.com/store, ele vai fazer download de um app do Aptoide tv, pronto agora é só instalar o app que desejar.

Amazon Fire Tv Sticker configurado
Amazon Fire Tv Sticker configurado

Veredito final 

Eu gostei do Amazon Fire TV Stick, ele não exige um smartphone pois tudo pode ser controlado tanto pelo controle que vem com ele ou pelo smartphone, não perde sincronia e tem uma interface limpa e fácil de usar.

Se seu objetivo é espelhar tela, talvez esse não seja o melhor dispositivo pois ele tem alguns delays, mas satisfatório para ação.

Com a opção de você instalar aplicativos por meio de outra loja que não da Amazon, abre o Amazon Fire TV Stick a um mundo de opções, e faz ele ficar competitivo inclusive as Androids TVs, o único ponto contra que eu vejo é o fato dele ter pouco armazenamento e também pouca memória RAM, mas é porque ai estou indo para outra ambiente fora do que a Amazon propõem com o modelo.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.