Apps

Multas de trânsito serão enviadas pelo smartphone

Denatran lança Sistema de Notificação Eletrônica

sne_denatram

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou um Sistema de Notificação Eletrônica, por hora somente funcional para sistema Android. O aplicativo permite que os motoristas de todo o Brasil fiquem informados de multas recebidas por infrações cometidas no trânsito.

O sistema, contudo, depende da adesão individual do Detran de cada estado. O primeiro a aderir foi o de Santa Catarina, mas outros devem vir ao longo dos próximos meses. A versão para iOS chegará à App Store daqui a uma semana. Acabei de falar de lançar o post, a versão de iOS ficou pronta.

Pelo aplicativo, o motorista precisa informar seu CPF, o número da sua habilitação  (CNH) e uma senha que fica na parte traseira da CNH. Após esse cadastrado feito é hora de informar os dados do veículo que são a placa e o Renavam. Por hora não consegui cadastrar o meu veículo corretamente e tive uma certa dificuldade pois estava usando a senha do DETRAM de São Paulo para tentar acessar o aplicativo, porem ao realizar um cadastrado novo, tive acesso ao aplicativo mas não consegui efetuar o cadastro do veículo. Segundo o SNE DENATRAN, ao ter esses cadastros em mão você será informado pelo aplicativo ao invés de pelos correios passando a receber notificações no sempre que cometer uma infração de trânsito em qualquer um dos estados cujo DETRAN estiver integrado ao sistema.

Eles informam ainda que pelo app, o motorista visualiza detalhes da multa e tem a oportunidade de reconhecê-la, o que gera um desconto de 40% sobre o valor cobrado, desde que seja pago até a data do vencimento. Outro item destacado é que é possível inclusive preencher o formulário para a indicação de outro condutor responsável pela infração.

sne_denatram_detalhes

Agora fica a minha dúvida, ao menos no estado de São Paulo, o próprio DETRAN admite a quantidade de correspondência de indicação do condutor é imensa, será que isso irá ajudar ou piorar a vida dos condutores e também dos DETRANS

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br