Midea Ágil [Análise / Review]

Os apiradores de pó vertical vem ganhando mais espaço no nosso mercado, e o consumidor sempre está buscando uma melhor alternativa. O aspirador de pó vertical é mais eficaz que vassouras comuns, e geralmente traz recursos para melhorar o resultado da faxina, como escovas para tecidos e alguns modelos inclusive puxam até água.

Kit da caixa do Agil
Kit da caixa do Agil

A escolha precisa ser realizada de acordo com a sua necessidade de limpeza. Caso a limpeza seja sempre leve, uma vassoura elétrica com potência mais baixa não será problema. Entretanto, caso haja necessidade de higienização de espaços maiores e com resíduos pesados ou carpetes, você precisa de mais poder de fogo. Porem aqui vem um ponto importante também mais potência significa as vezes mais custo, e um custo que as vezes é quase um aspirador de pó padrão.

Na hora de escolher um aparelho, porém, é preciso ter atenção a quesitos que farão toda a diferença na execução da tarefa, eu por exemplo tenho um modelo com fio ou sem fio, barulho, praticidade, peso entro outros.

Pensando nisso a Midea, mandou um Aspirador de Pó 2 em 1 Bateria 18V Violet – Midea Ágil na cor vermelha para review, então vamos lá! 

Logo de cara eu gostei muito por ele ser bem compacto e ser 2 em 1, porque ele pode servir tanto como aspirador de pó vertical como de mão, algo que muito útil para quem tem animais em casa.

Midea Ágeil, pronto para todas as horas
Midea Ágeil, pronto para todas as horas

Estamos falando em um aspirador de pó! Então O primeiro atributo a analisar para a compra foi sua potência. Falando nisso o legal do Ágil é que ele tem dois níveis, mas vamos falar a verdade, você provavelmente fará como eu e usará em um único nível, o mais forte, pois puxa muito mais. Não que eu não tenha testado o nível inicial, mas achei ele fraco para puxar alguns pelos do chão.

Ajuste de potência do Ágil e liga e desliga
Ajuste de potência do Ágil e liga e desliga

Bom o próximo passo é que saber o que é ideal a você, aspirador vertical na sua escolha é se ele elétrico (com fio) ou a bateria. No caso do Ágil ele é sem fio, com 18W. Bom no caso do Ágil,  bateria duram em média 40 minutos e levam até 5 horas para recarregar quando ela está totalmente zerada! Para o meu apartamento esses 40 minutos eram suficientes, mas talvez para realidade de algumas pessoas não seja o ideal, outro detalhe maravilhoso é que a Midea implementou é que a bateria do Ágil não vicia.

Ágil conta com bateria Inteligente que não vici
Ágil conta com bateria Inteligente que não vicia e ainda é fácil de trocar em caso de necessidade

Em relação ao nível de ruído do aparelho, é interessante que ele não seja maior que 95 decibéis (dB), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) . Na medição feita o Ágil chegou 70 dB, na caixa fala em 75 dB. Comparado com aspirador tradicional ou até mesmo com robô aspirador de outra marca o Ágil foi muito silencioso.

O Ágil consegue graças a haste de 160 graus atingir todos os cantos
O Ágil consegue graças a haste de 160 graus atingir todos os cantos

Bom ja falei da praticidade e também do barulho agora vem algo bem importante também a capacidade de armazenamento de sujeira. Ágil não tem saco de papel para aonde ia toda a sujeira, ao contrário ele tem um reservatório para essa função. O Ágil é bem prático de esvaziar o reservatório, um pouco chato de limpar os filtros duplo e sim, você precisa limpar tudo para garantir uma melhor qualidade, tenho a dizer que nos 15 dias que estive com o Ágil eu limpei no máximo 2 vezes e mesmo assim não estava em 100% do reservatório quando efetuei as limpezas, e olha que o reservatório era de 0,35 L, algo bom para o modelo, mas para muitos pode ser pouco.

Graças ao sistema ciclônico do Ágil ele consegue puxar mais sujeira
Graças ao sistema ciclônico do Ágil ele consegue puxar mais sujeira

Como eu disse o Ágil é 2 em 1, logo ele é vassoura elétrica e aspirador de mão, e ele como toda vassoura tem acessórios. A maioria dos modelos conta com dois acessórios: o para piso e carpetes. O Ágil na verdade conta com 3. O primeiro é a própria escova interna, ou bocal com cerdas como eles dizem, limpa tanto chão quanto carpetes isso é ótimo pois consegue pegar muita sujeita tanto em piso quanto carpete. O outro acessório é para quando ele esta na modalidade mão, é uma escova com ponteira, legal pois tanto pode ser usado como ponteira como escova, muito útil para remover pelos da minha gata do sofá, adorei a escova, porem o fato dela ser móvel me incomodava um pouco, a ponteira se fosse mais fina seria mais legal, mas na minha opinião. Ainda sobre acessórios, quando na modalidade vassoura eu gostei também de uma funcionalidade que é o de torcer a base, quando você vai aspirar locais muito baixo o cabo retornar em 160° algo muito bom pois evita que você tenha que se abaixar tanto para limpar em superfície dificilmente acessível pelo aspirador normal ou até mesmo robôs.

O Ágil é muito fácil de limpar
O Ágil é muito fácil de limpar

Um ponto mimimi para mim, é que o Ágil tem rodinhas em plástico, pode não parecer mas dão uma ligeira riscada em carpetes de madeira, esse é um ponto negativo, que vi enquanto usava. O segundo ponto de mimi é o preço um pouco elevado, mas não tanto se comparado a outras marcas.

Veredito final

Eu adorei e compraria o Ágil, para usar no dia a vc dia, gostei muito de usar é um investimento que vale muito a pena. Acredito que é uma das melhores invenções para quem quer deixar a casa limpa em pouco tempo. 

Esse aspirador da realmente tem a funcionalidade no nome Ágil, é maravilhoso pois é 2 em 1. Além de ser vertical e super fácil de usar, ele consegue alcançar os cantinhos com mais facilidade. Ele vem com um mini aspirador que você consegue desacoplar e utilizar para aspirar o sofá, por exemplo. 

O preço pode não ser o atrativo no início mas garanto que ele vai valer cada valor investido cada vez que você usar. Mas pensando nisso a Midea me forneceu um cupom de desconto com 12% de desconto em qualquer aspirador do site + frete grátis (sul, sul deste, centro-oeste e nordeste) usando o código aspiradormidea

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]