MediaTek terá processador gamer

 A MediaTek está avançando no mercado de chipsets topo de linha. Depois do sucesso dos processadores Dimensity 1000 e 800, a fabricante anunciou oficialmente hoje o novo Dimensity 1000+. Como seu nome sugere, ele é uma versão aprimorada do chip lançado em 2019. Eficiente, esse processador suporta telas com taxa de atualização de 144Hz com uma resolução máxima de 1080p + (com proporções de até 21: 9). Inclui também o novo MiraEngine, recurso capaz de aprimorar o vídeo SDR e convertê-lo para HDR10 +.

Dimensity 1000+

Assim como a versão de 2019, o Dimensity 1000+ também oferece suporte para a nova rede de dados 5G. Contudo, um novo recurso chamado 5G UltraSave promete reduzir o uso de energia do modem. Também, conta com um sistema inteligente capaz de alternar modos de largura de banda baixa e alta, de acordo com o uso de cada app. Segundo a MediaTek, consegue reduzir o uso da bateria em até 32%.

A MediaTek esta ciente do avanço do 5G pelo mundo, por isso também está implementando recursos de alta qualidade nesse sentido. Esse novo chipset é capaz de atingir uma velocidade incrível de downlink de 4,7Gbps e de uplink de 2,5Gbps. Além disso, smartphones dual-SIM poderão se conectar via 5G com duas operadoras ao mesmo tempo. 

Certamente, alguns obstáculos impostos pela rede Wi-Fi podem interferir na jogatina. No entanto, o novo MediaTek Dimensity 1000+ será capaz de reduzir a latência dos links Wi-Fi e Bluetooth e apresenta a tecnologia “anti-jamming” que deve torná-lo resistente a interferências. Em termos de desempenho, o Dimensity 1000+ é construído sob o processo de 7 nm com quatro núcleos Cortex-A77 e quatro núcleos A55 e possui uma GPU Mali-G77 MP9. Ele suporta ainda memória RAM LPDDR4X no modo de quatro canais.

Ao que parece, sua disponibilidade no mercado não está longe de se tornar realidade. Acontece que a iQOO confirmou recentemente que está trabalhando em um novo dispositivo com o MediaTek Dimensity 1000+. Embora não tenha dado pistas de quando será lançado, a fabricante ressaltou que o smartphone terá um display de 144Hz e suporte para 5G.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]