Malware Impede Acesso a Sites de Pirataria: Entenda o Caso

Malware do bem? Imagine um software que, a princípio, opera para impedir que o usuário tenha acesso a sites com arquivos de pirataria.

Não se engane, apesar de parecer inofensiva, a nova ameaça pode gerar riscos ao seu computador. 

Conheça um pouco mais sobre o malware, saiba como ele funciona e quais medidas tomar para proteger seus dados.

Malware: Como Funciona e Como se Proteger?

1.   Porta de Entrada

malware se encontra hospedado no software de comunicação para gamersDiscord, além de alguns exemplares distribuídos no Bittorrent

Na plataforma de download de arquivos, o malware passa despercebido ao utilizar nomes de jogos populares, aplicativos de produtividade e, até mesmo, programas de segurança.

Ao baixar qualquer um dos softwares infectados, o malware começa a operar realizando alterações em seu computador.

2.   Como Funciona

Após instalar o programa, basta clicar duas vezes para executar o software, porém a ação dispara uma falsa mensagem de erro do Windows, solicitando a reinstalação. 

O foco do malware é modificar o arquivo Hosts, usado pelo sistema operacional para mapear servidores e localizar endereços IP.

Ao inserir uma nova URL na barra de endereços, o arquivo Hosts é o primeiro item a ser verificado.

[1] 

Malware realiza alterações no computador para impedir que você tenha acesso. Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/corte-o-sistema-de-hacking-ciberespiao-enquanto-digita-no-laptop-5935794/
Malware realiza alterações no computador para impedir que você tenha acesso. Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/corte-o-sistema-de-hacking-ciberespiao-enquanto-digita-no-laptop-5935794/

Porém, o malware, ao contrário do que muitos imaginam, não rouba informações sigilosas, nem corrompe arquivos ou direciona o usuário para links falsos. 

Mas sim, realiza alterações no computador para impedir que você tenha acesso a páginas voltadas para o download de arquivos piratas.

3.   Como Excluir o Arquivo

Caso você tenha entrado em contato com a ameaça, siga as dicas desse passo a passo:

  • Exclua o arquivo do Hosts manualmente, abrindo uma cópia do Bloco de Notas, como administrador.
  • Modifique o arquivo em c:\Windows\System32\Drivers\etc\hosts.
  • Remova todas as linhas que começam com “127.0.0.1”, e referências a diferentes sites de download, como PirateBay e outros.

4.   Como se Proteger

Impedir que arquivos e softwares maliciosos tenham acesso a sua máquina é essencial para manter seus dados em segurança.

Portanto, evite baixar programas de portais piratas, certifique-se de acessar endereços confiáveis e verifique os certificados de segurança dos sites. 

Além disso, é imprescindível investir em um antivírus com proteção antimalware.

A solução Total Security, da Bitdefender, possui tecnologia de ponta para detectar e bloquear ameaças rapidamente, sem comprometer o desempenho da bateria. O programa oferece proteção multicamada, garantindo a integridade dos arquivos e sua privacidade online.

Então, agora que você já sabe como o vírus faz o ataque e como se proteger do malware, pode aproveitar para navegar pela web com tranquilidade.

Gostou do conteúdo? Já sofreu com ataques de malwares? Compartilhe com a gente!Imagens: Unsplash (Michael Geiger); Pexels (Sora Shimazaki).


Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]