LG investe em tecnologia AI e redefine experiência no entretenimento doméstico
A LG Electronics Brasil vem redefinindo o que significa assistir TV. Reafirmando seu compromisso com a inovação e experiência do consumidor, a marca investe continuamente no desenvolvimento de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (AI), colocando o usuário no centro de uma experiência personalizada, imersiva e inteligente.
“A nova geração de TVs LG, incluindo os modelos OLED G5, C5, QNED, NanoCell e UHD, redefinem o mercado, equipadas com recursos avançados de AI que otimizam imagem, som e interação, adaptando-se às preferências e ao estilo de vida de cada usuário”, conta Diego Oliveira, gerente de televisores da LG Electronics Brasil. Os lançamentos que fazem parte do line-up 2025 já vêm embarcados com o sistema webOS Re:New Program, que garante atualizações do sistema operacional webOS por pelo menos cinco anos, assegurando longevidade tecnológica e uma experiência de uso continuamente aprimorada.
Além do sistema operacional webOS, capaz de personalizar toda a interação do usuário com o televisor, a LG traz avanços em AI em diversos recursos do aparelho, envolvendo tanto a experiência em áudio quanto em vídeo. “Nosso objetivo é oferecer uma experiência de entretenimento que vá além do tradicional. É como ter um sistema inteligente que evolui com o usuário e transforma o ato de assistir TV em algo verdadeiramente imersivo”, afirma.
Otimização de imagens por AI
O novo processador α (alpha) AI é o cérebro por trás da evolução visual dos televisores LG. Equipados com AI Picture Pro, os modelos são capazes de analisar milhões de pontos de dados em tempo real, otimizando imagens com precisão em nível de pixels. A função AI Super Upscaling eleva a qualidade de conteúdo não-4K para resolução próxima ao 4K, com uma impressionante nitidez e definição.
“Além disso, o AI Perceived Object Enhancer aplica técnicas avançadas de análise de vídeo para detectar objetos em cena e gerar uma profundidade 3D realista, vibrante e envolvente. Já o AI Director Processing identifica a intenção emocional de cada quadro e ajusta as cores para refletir fielmente a visão criativa do diretor, cena por cena”, explica o especialista da LG.
A AI também adapta a qualidade da imagem ao ambiente do usuário. “Sabemos que, dependendo da luminosidade, exergar as cenas com nítidez se torna bastante difícil. Com o recurso AI Brightness Control, os televisores ajustam automaticamente o brilho da tela conforme a luz do ambiente, garantindo visibilidade ideal tanto em locais claros quanto escuros”, relata Oliveira.
Som mais inteligente e mais imersivo
Para além da imagem, os avanços em AI também se estendem ao som. O gerente de televisores da LG conta que o recurso AI Sound Pro proporciona uma experiência sonora envolvente com 11.1.2 canais virtuais, criando a sensação de som omnidirecional. “Esta AI analisa em tempo real cada faixa de áudio da cena, ajustando vozes, trilhas e efeitos por meio do AI Object Remastering, proporcionado maior clareza e equilíbrio”, detalha.
Para completar os recursos de áudio, o Dynamic Sound Booster intensifica o impacto do som, enquanto o AI Acoustic Tuning adapta a saída de áudio ao espaço físico onde a TV está instalada, detectando a posição do usuário por meio do AI Magic Remote e ajustando o som conforme a distância e disposição do ambiente.
A sua televisão com a sua cara
Muito além de desempenho técnico, as TVs da LG aprendem com o comportamento do usuário. A LG AI TV reconhece padrões de visualização, entende hábitos e preferências e, com base nisso, sugere conteúdos, ajusta configurações e cria uma experiência verdadeiramente personalizada. Tudo isso com foco em oferecer o melhor do entretenimento, sem esforço.
A LG desenvolveu, ainda um recurso chamado AI Voice ID, que reconhece a assinatura de voz exclusiva de cada usuário e oferece recomendações personalizadas quando identifica a fala. “Não importa quantas pessoas tenham na casa, a TV consegue reconhecer qual é o usuário e personalizar a indicação de programação ou conteúdo”, conclui Oliveira.