Kaspersky descobre uma nova ameaça aos dispositivos Android

Kaspersky acha novo malware no Android

Segundo a Kaspersky os donos de aparelhos que rodam o Android devem ficar preocupados, pois foi descoberta a existência de um novo malware chamado Skygofree.

De acordo com a Kaspersky o Skygofree, o programa é capaz de atrelar a gravação de áudio do ambiente e a localização do usuário, além de obter dados de diversos aplicativos de comunicação, tecnicamente o Skygofree é uma nova ferramenta de invasão e coleta de dados, capaz de driblar os principais softwares de detecção e remoção de malwares do Android.

A Kaspersky Lab observou que o programa tenta explorar cinco falhas diferentes para conseguir acesso “root” no Android, o que dá ao aplicativo permissões para fazer qualquer alteração desejada no aparelho. Isso é útil para dificultar a detecção e a remoção do programa espião, além de facilitar o acesso a dados de outros aplicativos. Normalmente, aplicativos em celulares não podem acessar dados particulares de outros programas.

Uma vez inserido no sistema através de apps instalados manualmente, por isso aquele alerta se você confia em instalar aplicativos fora da loja, ao conseguir realizar o “root” no seu Android o Skygofree tem acesso a 48 funções distintas capaz de coletar registros de ligações e mensagens SMS, tirar fotos, gravar vídeos, monitorar a posição do usuário através do GPS, acessar o calendário e todos os eventos agendados, ter acesso a informações corporativas protegidas na memória e até mesmo coletar dados de apps de terceiros, como todo o histórico do WhatsApp e outros apps de mensagens instantâneas.

O Skygofree consegue inclusive usar opções de acessibilidade para ler a tela do aparelho e repassar as informações de forma remota. E claro, o malware força a conexão do smartphone Android a redes Wi-Fi. A pior parte é o usuário sequer percebe que foi infectado; dado o tempo que levou para profissionais identificarem a existência do software, a quantidade de estrago que ele pode ter causado nos últimos anos pode ser enorme.

O máximo que eu posso dizer é NUNCA instale qualquer tipo de app de fora da Google Play, por mais útil e interessante que ele possa vir, o Android é um universo livre, onde qualquer um pode criar seu aplicativo, mas a permissividade dá abertura a outras portas como essa. Outras recomendações seriam desativar a instalação de aplicativos de fontes de terceiros, que você pode fazer nas configurações do seu smartphone.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish