Business

 Huawei apresenta o caminho “ACT” de três etapas e nove principais soluções para a inteligência industrial

Leo Chen, vice-presidente sênior da Huawei e presidente de Vendas Empresariais, compartilhou no HUAWEI CONNECT 2025 as mais recentes percepções e práticas para a inteligência industrial, incluindo o caminho “ACT” de três etapas para a transformação inteligente. Durante sua palestra, intitulada “Abrindo novos caminhos para a Inteligência Industrial”, a Huawei também lançou nove principais soluções para a inteligência industrial que desenvolveu em conjunto com parceiros.
 

Cinco descobertas-chave que impulsionam a inteligência industrial
 

A tecnologia de inteligência artificial (IA) se desenvolveu rapidamente nos últimos anos. Segundo Chen, esse avanço levantou três grandes desafios para as empresas:

  • Como garantir que os investimentos em IA gerem valor real para os negócios?
  • Como utilizar os próprios dados para defender suas vantagens competitivas?
  • Como levar os casos de uso de IA além de projetos pilotos e aplicá-los em larga escala?

Chen compartilhou como a Huawei está abordando essas questões com três histórias de sucesso.

1º A Huawei desenvolveu uma arquitetura dinâmica de agentes mestre e subordinados, incorporando engenharia sistemática aos fluxos de trabalho bancários. Essa solução ajudou clientes a acelerar a aplicação de IA em interações, transações e controle de riscos, resultando em maior eficiência e receita, além de gestão de riscos mais eficaz;

2ºA China Southern Power Grid usou a plataforma de computação Ascend e a estrutura de IA MindSpore da Huaweipara desenvolver o modelo “MegaWatt”. Executado por um cluster Ascend MoE Expert Parallelism, que combina visão computacional e processamento de linguagem natural, ele ajudou o cliente a melhorar a eficiência da identificação de defeitos e riscos durante inspeções inteligentes de linhas de energia em cinco vezes, e aumentou a precisão do reconhecimento de imagem para mais de 90%.

3º A Runda Medical usou os servidores de inferência Ascend da Huawei para desenvolver uma solução de dispositivo de registro médico eletrônico baseado em IA. Desde sua implantação no Hospital West China, o tempo médio de geração de prontuários caiu para cerca de um segundo, aumentando de forma significativa a eficiência nos atendimentos.
 

Chen, então, compartilhou cinco descobertas-chave que a Huawei desenvolveu ao longo desses e outros projetos de transformação inteligente:

1º Escolher os cenários certos para implementação é fundamental para uma transformação bem-sucedida. O valor da IA está em transformar processos e impulsionar a entrega inteligente de produtos e serviços quando integrada com cenários centrais de produção;

2º As capacidades de modelos específicos da indústria dependem de dados verticais de alta qualidade. Modelos generalistas enfrentam limitações em cenários industriais. O maior valor vem de modelos ajustados com grandes volumes de dados proprietários e setoriais;

3º A demanda por inferência em larga escala continuará a crescer rapidamente à medida que agentes de IA se expandem;

4º A colaboração humano-IA está se tornando um novo paradigma organizacional;

5º A governança sistemática e a gestão de riscos estão se tornando cada vez mais críticas, levando muitas organizações a garantir uma IA segura, sustentável e confiável.

A Huawei propôs o Caminho “ACT” para estimular a adoção de IA em diferentes setores. ACT significa: avaliar cenários de alto valor, Calibrar modelos de IA usando dados verticais e Transformar operações de negócios com agentes de IA escalonados.
 

A empresa avalia cenários de alto valor usando sua Estrutura de Avaliação de Cenários de IA para considerar o valor de negócio, a maturidade do cenário e o nível de integração entre tecnologia e operação. Esta estrutura já ajudou clientes a identificar mais de 1.000 cenários de produção centrais para aplicação de IA.
 

Também disponibiliza uma cadeia completa de ferramentas e um sistema de proteção em IA para apoiar empresas na calibração de modelos generalistas e na criação de modelos específicos para cada setor. Esta cadeia de ferramentas usa dados verticais para transformar dados brutos da empresa em conhecimento, e conhecimento em modelos.
 

Para a etapa final do caminho ACT, transformando operações de negócios com agentes de IA em escala, a Huawei oferece a plataforma Versatile, capaz degerar automaticamente agentes e fluxos de trabalho com mais de 100 etapas, acelerando a implantação de agentes. A empresa também desenvolveu um programa de capacitação de talentos em IA para ajudar profissionais de negócios a desenvolver, implantar e operar agentes de forma eficaz.
 

As empresas que buscam seguir o caminho ACT precisarão de infraestrutura de TIC orientada para IA que cubra todo o processo: desde a preparação e movimentação de dados até o treinamento, a inferência e desenvolvimento de modelos. Chen enfatizou que a Huawei continua a inovar em armazenamento de dados, computação e redes para esse fim, e está trabalhando na criação de produtos integrados que simplificam o processo para os clientes. Exemplos desses produtos incluem armazenamento de IA e plugins do Unified Cache Manager, soluções de rede de data center de alta velocidade 800GE, os módulos ópticos StarryLink altamente confiáveis da empresa e o Ascend AI SuperPoD 384.

Lançamentos: nove soluções desenvolvidas em conjunto para a inteligência industrial
 

A Huawei está promovendo um ecossistema de colaboração “Huawei mais Parceiros” por meio de três iniciativas principais: a abertura de software, hardware e sistemas; disponibilização de plataformas e ferramentas de capacitação para parceiros; e rápida replicação de práticas bem-sucedidas por meio do compartilhamento de experiências no setor. Até o momento, esse ecossistema já conta com mais de 6.300 parceiros Kunpeng, 2.700 parceiros Ascend, 70 empresas de consultoria e 750 ISVs.
 

Antes da conclusão da sessão de abertura, a Huawei apresentou nove soluções desenvolvidas em conjunto com parceiros para apoiar a inteligência industrial: Solução de Centro de IA e Modelo Fundamental para Cidades, Solução de Laboratórios de Computação Inteligente, Solução de Tecnologia Médica Digital e Inteligência 2.0, Solução de IA Bancária e Modelo de Fundamental, Solução de P&D em Manufatura Inteligente, Solução de Logística e Armazenagem Inteligente (SMART), Solução de Distribuição Inteligente, Solução de Exploração e Desenvolvimento Inteligente para Petróleo e Gás, e Solução de Previsão de Temperatura de Alto Forno para Indústria do Aço.
 

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br