Huawei apresenta novas soluções de nuvem e inteligência artificial no Huawei Cloud Summit Brasil 2025
A Huawei apresentou suas mais recentes inovações tecnológicas para a era inteligente durante o Huawei Cloud Summit Brasil 2025, realizado no Parque Mirante, em São Paulo, sob o tema “Acelerando a Inteligência, construindo um Brasil Mais Inteligente”.
Entre os principais anúncios estiveram o AI Token Service, que aprimora a entrega de resultados de computação por meio de inferência rápida, a plataforma de agentes de IA Versatile, e o Huawei Cloud Stack (HCS) 8.6, que traz avanços em infraestrutura de nuvem, integração entre dados e IA, modernização de aplicações e automação de operações.
Reforçando sua filosofia “Cloud for Good”, a Huawei Cloud também lançou o Centro de Excelência em IA e Nuvem (COE), iniciativa voltada a acelerar a próxima fase da transformação digital de clientes e parceiros no Brasil. O projeto oferecerá suporte técnico, estratégico e organizacional, com foco em inovação e capacitação de talentos locais. Nos próximos cinco anos, a companhia planeja expandir seu ecossistema para mil parceiros e formar 100 mil desenvolvedores brasileiros até 2028, fortalecendo o ambiente de talentos digitais e promovendo o desenvolvimento sustentável do país.
Presente no Brasil há 27 anos, a Huawei reforçou seu compromisso com o fortalecimento da infraestrutura digital local. Em seu discurso de abertura, Gao Kexin, CEO da Huawei Brasil, destacou que, com o apoio de mais de 400 parceiros locais, a empresa tem ajudado clientes dos setores público, financeiro, varejista e de internet a acelerar suas jornadas de digitalização. O executivo ressaltou que a Huawei Cloud oferece suporte ágil e próximo a clientes em todo o país e na América Latina.
De acordo com Mark Chen, presidente da Huawei Cloud América Latina, a receita da empresa no Brasil cresceu 100% em relação ao ano anterior, consolidando o país como um mercado estratégico para o avanço da nuvem na região.
O Summit reuniu líderes do setor público e privado, executivos e parceiros para discutir práticas de inovação e casos de sucesso que mostram como a inteligência artificial vem impulsionando a transformação digital no Brasil.
Rogério Souza Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), destacou o papel estratégico do país: “O Brasil tem grande potencial e está comprometido com o avanço da inteligência artificial. Nosso objetivo é garantir que a IA sirva ao bem comum, ampliando o acesso a serviços públicos de qualidade e promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Alexandre Gonçalves de Amorim, diretor-presidente do Serpro, ressaltou o impacto da adoção do Huawei Cloud Stack no setor público: “Com o governo em nuvem, o Serpro, por meio de um processo de contratação unificado, entrega uma experiência completa de nuvem para o governo. É uma tecnologia 100% brasileira, desenvolvida por brasileiros e apoiada pela Huawei, garantindo uma solução robusta, eficiente e escalável — com segurança e qualidade. Nosso objetivo é trazer confiança a todos que trabalham pelo nosso país e se esforçam para torná-lo melhor a cada dia.”
“Foram 50 toneladas de equipamentos instalados em nosso centro de dados em Brasília, acompanhadas de transferência de conhecimento e capacidade operacional para nossos profissionais”, explicou Amorim. Ele ressaltou que essa colaboração não significa dependência, mas sim fortalecimento da indústria nacional, com tecnologia de ponta aplicada por empresas e técnicos brasileiros.
Antonio Hobmeir Neto, CTO da Dataprev, reforçou a importância da colaboração para o avanço da transformação digital: “A Dataprev tem desenvolvido produtos de IA não apenas para incorporar o conhecimento da Huawei, mas também para transferi-lo, promovendo uma evolução de maior qualidade dentro do setor público. As plataformas precisam ser capazes de oferecer serviços públicos com excelência a todos os brasileiros.”
Do lado do setor privado, Ramon Veloso, CIO do Grupo Mateus, compartilhou resultados concretos obtidos com a digitalização do varejo: “Precisamos digitalizar o varejo. Muitos têm medo do custo da nuvem, mas o ganho que tivemos com a parceria com a Huawei foi muito maior, muito significativo. Estamos muito satisfeitos: o retorno é muito maior do que o investimento. Quem é varejista sabe os problemas e perdas que enfrentamos. Eu sempre digo que precisamos digitalizar o varejo para perder menos e ganhar mais. Vamos digitalizar! Com a Huawei, tive a oportunidade de viajar para a China, conhecer tecnologias inovadoras que me deixaram impressionado — drones de entrega que fazem mais de 100 milhões de entregas diárias. Com o aplicativo, o cliente passa em frente à padaria e recebe uma notificação do padeiro dizendo que tem pão quentinho; do açougueiro oferecendo carne fresca. Isso aumenta as vendas e os lucros” afirmou.
Marco Stefanini, fundador e CEO global da Stefanini Group, reforçou o papel das parcerias tecnológicas para o futuro da transformação digital: “O sucesso do futuro virá de parcerias sólidas. Junto com a Huawei Cloud, estamos acelerando a transformação digital em finanças, varejo e setor público, com mais eficiência, menores custos e crescimento sustentável. Essa colaboração vai além da tecnologia — une ecossistemas. A infraestrutura local e a inovação em IA da Huawei Cloud, combinadas à expertise da Stefanini, estão impulsionando uma nova onda de transformação digital na América Latina.”
Encerrando o encontro, Ivan Yang, CEO da Huawei Cloud Brasil, reforçou o propósito da empresa de adaptar inovações globais às necessidades locais: “Nossa missão é capacitar as indústrias brasileiras com tecnologias globais de ponta, adaptadas às necessidades locais, para que nossos clientes e parceiros não apenas acompanhem o futuro, mas o liderem.”

Ive read several just right stuff here Certainly price bookmarking for revisiting I wonder how a lot effort you place to create this kind of great informative website