Apps

happn vai combater conteúdos gerados por IA

happn, aplicativo de relacionamentos da vida real, anuncia uma ofensiva contra o uso indevido de inteligência artificial com o lançamento de uma funcionalidade inédita no setor, que permite aos usuários denunciarem perfis falsos criados por IA. A iniciativa reforça a proteção dos encontros reais, da sinceridade e da conexão humana.
 

À medida que a inteligência artificial se torna cada vez mais presente, ela passa a influenciar a forma como as pessoas se apresentam online e, consequentemente, como flertam, se relacionam e criam vínculos. Diante desse cenário, surge uma questão central: como manter a autenticidade quando a identidade pode ser facilmente fabricada no ambiente digital?
 

Como o aplicativo é feito para conexões da vida real, o happn reforça que somente pessoas reais devem estar por trás dos perfis e das conversas na plataforma. Por isso, desenvolveu medidas tecnológicas para estabelecer um limite claro contra perfis gerados por IA, com o objetivo de eliminar todo e qualquer perfil desse tipo no aplicativo e garantir que a autenticidade seja um princípio inegociável.
 

Pela primeira vez, usuários podem denunciar especificamente perfis falsos criados por inteligência artificial. Assim, quem identificar esse tipo de irregularidade poderá sinalizar o uso indevido de IA. Embora outros aplicativos de namoro já permitam denúncias por perfis falsos ou golpes, essas categorias não eram direcionadas especificamente a perfis criados por IA. Agora, com o novo recurso, o time de atendimento irá priorizar a verificação desses casos.

O happn também atualizou seu Termo de Uso, ao qual todos os usuários precisam aderir, deixando claro a proibição de perfis gerados por IA. O Termo também estabelece o compromisso de não enviar mensagens criadas por inteligência artificial ou por ferramentas como o ChatGPT, preservando uma comunicação pessoal e autêntica entre os membros.
 

Essas novidades se somam a um conjunto robusto de medidas de segurança já existentes para proteger a comunidade do happn contra fraudes com uso de IA, mantendo o foco na sinceridade e na reciprocidade. Além da análise da origem geográfica dos perfis para identificar golpes, o aplicativo avalia palavras chave e imagens para detectar textos e logotipos suspeitos, reunindo essas informações em um banco de imagens com as fotos mais usadas por golpistas, o que permite uma identificação mais rápida.
 

O aplicativo também segue utilizando a tecnologia de forma positiva para combater comportamentos suspeitos. O sistema monitora e identifica atividades que não correspondem a padrões humanos, como perfis que enviam um like por segundo. Hoje, essa análise acontece em tempo real, garantindo que nenhum perfil fraudulento permaneça no app por mais do que alguns minutos.
 

Todos esses sistemas automatizados baseados em inteligência artificial contam ainda com a supervisão de uma equipe de moderação formada por pessoas reais, atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana. A equipe analisa as denúncias feitas no aplicativo, investiga atividades suspeitas e responde às solicitações dos usuários para aprimorar a experiência. Ao combinar monitoramento humano com tecnologia, o happn reafirma sua escolha clara de manter os encontros humanos e priorizar interações reais.
 

“A nossa prioridade sempre foi criar um espaço seguro e autêntico para quem busca se relacionar”, afirma Karima Ben Abdelmalek, CEO do happn. “À medida que a inteligência artificial evolui, nossas estratégias para proteger essa autenticidade também precisam evoluir. Ao usar tecnologia avançada para combater o mal uso da IA, fazemos uma escolha clara de que as relações devem continuar sendo humanas. Essas medidas preservam a integridade de cada conexão feita no aplicativo e garantem um espaço onde as pessoas se encontram sendo quem realmente são”, finaliza.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *