Apps

Google terá ‘modo ladrão’ para bloquear celular roubado

O Google começou a liberar uma função antirroubo no Android que se tornou conhecida como “modo ladrão” para bloquear celulares roubados, utilizando inteligência artificial para detectar movimentos bruscos que possam indicar roubo, como os praticados pela “gangue da bicicleta” no Brasil.

Diante disso, a tela do telefone será bloqueada rapidamente. Inicialmente, a ferramenta estará disponível para usuários do sistema operacional Android. No início deste ano, o Governo Federal também atualizou as funções do aplicativo Celular Seguro, facilitando o cadastro sem a necessidade de incluir o modelo do aparelho e o IMEI para bloqueio.

O diretor de produtos da EXA, Iago Maciel, destaca a importância dessas ferramentas para garantir a segurança dos usuários, mas ressalta a necessidade de investir em soluções complementares, como o aplicativo Proteção Pix: Dinheiro Seguro, desenvolvido pelo Grupo EXA. Em sua versão gratuita, o aplicativo permite rastreamento em tempo real do aparelho e captura de imagens do criminoso pela câmera frontal.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br