Google se torna Membro Fundador do Capítulo Brasileiro da Global Anti-Scam Alliance (GASA)
A Global Anti-Scam Alliance (GASA) tem o prazer de anunciar que o Google se juntou ao Capítulo Brasil da GASA como Membro Fundador, fortalecendo o esforço coletivo para combater fraudes online e melhorar a proteção ao consumidor em todo o Brasil. À medida que os golpes continuam a crescer em escala e sofisticação, a colaboração entre setores tornou-se essencial para proteger os consumidores e fortalecer a segurança digital. A participação do Google marca um importante passo adiante na missão compartilhada de reduzir fraudes online e melhorar a proteção ao consumidor em todo o país.
O Google é uma das principais empresas de tecnologia do mundo, apoiando bilhões de usuários por meio de produtos que ajudam as pessoas a pesquisar, se comunicar, trabalhar e se manter informadas. A empresa continuou a expandir seus investimentos em segurança do usuário, detecção de ameaças, integridade da plataforma e proteções impulsionadas por IA, incluindo trabalho contínuo para reduzir conteúdo prejudicial, desarticular redes de golpes e fortalecer a resiliência geral do ecossistema digital.
“Temos a honra de dar as boas-vindas ao Google como Membro Fundador do Capítulo Brasil da GASA. Como membro global de longa data da GASA, o Google demonstrou consistentemente liderança e compromisso com a construção de um ambiente online mais seguro. Tê-los agora diretamente engajados em nosso trabalho no Brasil não apenas fortalece nossos esforços regionais, mas também reforça o crescente reconhecimento do ecossistema brasileiro como uma frente crítica na luta contra golpes e fraudes digitais. Sua expertise, escala e dedicação à segurança do usuário serão fundamentais à medida que aprofundamos a colaboração e geramos impacto significativo em todo o país”, disse Renata Salvini, Diretora do Capítulo para o Brasil.
“Ao conectar marcas e consumidores diariamente, a publicidade digital impulsiona a economia do Brasil. Diante da expansão desse mercado, reforçamos nosso compromisso com a responsabilidade. Ao nos tornarmos membros da GASA, trabalharemos para fomentar um ecossistema cada vez mais saudável e confiável para todos”, avalia Natália Kuchar, advogada sênior corporativa do Google.
Em 2024, o Google intensificou o combate a anúncios maliciosos com auxílio da inteligência artificial em ações guiadas por políticas rigorosas com o objetivo de coibir práticas desonestas e proteger o usuário de suas plataformas. Como resultado, a empresa removeu mais de 5,1 bilhões de anúncios e bloqueou mais de 39 milhões de contas em todo o mundo. No Brasil, os números são igualmente expressivos: mais de 200 milhões de anúncios foram removidos e 1,3 milhão de contas de anunciantes foram suspensas no ano passado, conforme detalhado no Relatório Global de Segurança de Anúncios. A empresa possui um canal de denúncia de possíveis violações de políticas de suas plataformas e quando identifica irregularidades, atua imediatamente.
Ao se juntar ao Conselho do Capítulo Brasil da GASA, o Google contribuirá com expertise em desarticulação de golpes, segurança de plataforma e ameaças emergentes. Sua participação reflete a crescente necessidade de ação coordenada em um país onde a atividade digital está aumentando rapidamente e as táticas de fraude evoluem em alta velocidade.
