Google I/O 2022 resumo

Todo ano o Google promove o Google I/O 2022. sua conferência é direcionada a desenvolvedores, com algumas novidades no ecossistema da companhia. Como o evento fala das novidades então temos Android 13, novos recursos de inteligência artificial em apps como o Google Maps, os aguardado smartphone Pixel agora na versão 6a, um relógio da Google o Pixel Watch e os fones Pixel Buds Pro.

Android 13

A nova versão do sistema operacional está focada em oferecer melhorias de desempenho, segurança e privacidade para os usuários. As pessoas poderão configurar o idioma separadamente por apps,  um maior controle sobre quais informações pessoais o usuário compartilha, além de novos controles sobre quais arquivos os apps poderão acessar.

O Android 13 também terá suporte a tecnologia Áudio Bluetooth Low Energy (BLE), que promete diminuir o consumo da bateria.

Google Maps

O serviço está sendo atualizado para ficar mais imersivo com imagens do Google Street View, novo modo de visão imersiva em cidades selecionadas e também a possibilidade de utilizar o Live View AR.

Google Assistente

Chega de “Ok, Google”! Agora, o assistente inteligente da empresa poderá ser ativado de outras maneiras a partir de uma atualização. Com isso, os usuários poderão interagir de forma mais natural, como se estivesse conversado com alguém, batizado de “Look and Talk”, a funcionalidade permitirá aos usuários dar comandos ao assistente virtual do Android simplesmente olhando para o dispositivo e falando.

Google também divulgou hoje o “Multisearch Near Me”, recurso que permite realizar pesquisas via texto e imagem simultaneamente. Dessa forma, ao apontar a câmera para um livro ou para um prato de comida, o buscador retornará com informações úteis, como quais estabelecimentos próximos vendem aquele artigo, por exemplo.

Pixel 6a

A versão mais acessível conta uma câmera de 12,2 MP com estabilização óptica de imagens e uma ultrawide de 12 MP na parte traseira. Já a frontal é de 8 MP assim como a do seu irmão mais velho. A tela é OLED de 6,1″ com resolução 1080p, taxa de atualização de 60Hz e leitor de digitais integrado, bateria de 4.410 mAh capaz de oferecer autonomia de até 72 horas com o modo Extreme Batter Saver ativado. O Pixel 6a chega nas cores verde, branca e preta, ele será vendido a partir de julho por US$ 449 nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não ha previsão da chegada do dispositivo.

 Google Pixel Watch

Surpresa mas nem tanto, foi apresentando o Pixel Watch, o smartwatch feito completamente pelo Google que funcionará à base do Wear OS

O smartwatch será circular, com uma coroa aparente e um botão logo acima da coroa. O aço utilizado é reciclado e as pulseiras customizáveis. O sistema operacional será o novo Wear OS que estará presente no aparelho virá em parceria com o Fitbit, com acesso ao Google Assistente.

Pixel Buds Pro

Em time que está ganhando não se mexe ? Então esse é o Pixel Buds Pro, a nova geração de fones de ouvido completamente sem fios do Google. O acessório continua com o mesmo visual, mas agora com cancelamento de ruído e maior autonomia de bateria.

Os fones trazem ainda resistência à água e prometem até 11 horas de reprodução.

As vendas do Pixel Buds Pro começam no dia 21 de julho, nos Estados Unidos, por US$ 199. Quanto ao Brasil, você já sabe.

Quem também apareceu no finalzinho da apresentação foram os possíveis novos óculos inteligentes do Google. Durante o I/O, o CEO Sundar Pichai mostrou um vídeo rápido de demonstração dos óculos. Embora ainda seja apenas um protótipo, o Google sugeriu que os óculos exibissem traduções ao vivo do idioma da pessoa que os usa.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.