Apps

Google Fotos encerrará seu armazenamento gratuito

Google Fotos tem armazenamento ilimitado e gratuito, contanto que imagens tenham até 16 megapixels e vídeos estejam em resolução HD, desde que o Google o lançou. Porem as coisas estão para mudar.

Google anunciou há pouco que, a partir de 1º de junho de 2021, novas fotos e vídeos em alta qualidade enviados para o serviço passarão a ocupar da cota de armazenamento do usuário 15 GB. A medida permitirá que a empresa “continue fornecendo a todos uma ótima experiência de armazenamento e acompanhando a crescente demanda”.

Para compensar as más notícias, o Google disse que tudo o que for enviado até essa data ainda não contará na cota, ou seja, a medida felizmente não será retroativa, e que donos de qualquer geração do smartphone Pixel não serão afetados. Além disso, todos os usuários continuarão tendo 15GB gratuitos.

Essa mudança na política de armazenamento do Google também se aplicará ao Documentos, ao Planilhas, ao Apresentações, ao Desenhos, ao Formulários e ao Jamboard.

Para evitar a exclusão de conteúdo, o Google sugere que usuários habilitem o chamado gerenciador de contas inativas, que ajuda a definir o que acontece se a conta não for acessada por muito tempo. A ferramenta permite cadastrar e-mail alternativo e telefone, definir um intervalo de 3 a 18 meses para a conta ser considerada inativa e indicar quem poderá acessar a conta caso isso aconteça.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br