Google Cloud Next ’23: as 10 inovações da nuvem do Google que foram apresentadas esta semana
Durante o Google Cloud Next ’23, grande evento anual sobre inovações na infraestrutura, dados, inteligência artificial e segurança cibernética na nuvem, o Google Cloud anunciou atualizações, produtos e serviços que revolucionam o cotidiano e o ambiente de trabalho das pessoas. Confira abaixo as principais novidades:
1 Marca d’água identifica imagem de IA: Disponível para todos os clientes do Vertex AI, essa tecnologia insere uma marca d’água em imagens geradas por IA. A identificação é incorporada na mesma camada dos pixels, tornando-a oculta ao olho humano. A invisibilidade é importante e contribui para identificar adulterações, pois as marcas d’ água, atualmente, são aplicadas como uma espécie de carimbo, de maneira discreta mas ainda visível, e podem ser facilmente editadas. O Google Cloud é o primeiro provedor da nuvem a oferecer uma ferramenta para criar imagens geradas por IA e identificá-las com segurança. A inovação foi desenvolvida pela Google DeepMind SynthrID e aperfeiçoada pela Google Research.
2 PaLM 2 disponível em português: Acessível agora também em português, o PaLM 2 é um modelo de linguagem usado nas IAs generativas do Google. A tecnologia possui recursos de multilinguagem, pois consegue decodificar e traduzir em diversas línguas, otimizar a escrita com sugestões de frases e palavras, além de criar códigos de programação e resolver problemas matemáticos. Com a última atualização, é possível também processar documentos de formato mais longo, como artigos de pesquisa e livros. A tecnologia integra a configuração de mais de 25 produtos do Google, como os que envolvem escrita no Google Workspace: Gmail, Docs e Sheets. O objetivo dessa inovação é trazer os mais avançados recursos de IA para os serviços do Google disponíveis para as empresas e as pessoas.
3 Extensões na Vertex AI: Os desenvolvedores podem acessar, criar e gerenciar extensões que fornecem informações em tempo real e incorporar dados da empresa. Isto abre infinitas novas possibilidades para aplicações de IA generativa que podem operar como uma extensão da empresa, possibilitadas pela capacidade de acessar informações proprietárias e agir em plataformas de terceiros, como o sistema CRM ou e-mail. O Vertex AI é um dos grandes aliados da transformação digital dos parceiros, pois é a plataforma mais abrangente de IA – que permite aos clientes e partners criar, implantar e dimensionar modelos de Machine Learning. Todos têm acesso a mais de 100 exemplos básicos, incluindo códigos abertos e de terceiros, bem como alguns específicos do setor, como Sec-PaLM 2 para segurança cibernética e Med-PaLM 2 para saúde e ciências biológicas.
4 Aplicativos de pesquisa e bate-papo personalizados: Outra novidade na Vertex AI é que a pesquisa corporativa e as conversas agora estão disponíveis para o público geral, permitindo que as organizações criem aplicativos de pesquisa e bate-papo usando seus dados em apenas alguns minutos, com codificação mínima, gerenciamento e segurança de nível empresarial integrados.
5 Avanços na infraestrutura de IA: Lançado o mais novo acelerador de IA, através do qual os clientes do Google Cloud podem executar treinamento e inferência de IA em grande escala. Com relação à versão anterior, o TPUv5e oferece uma melhoria de até 2 vezes no desempenho do treinamento da IA por dólar e uma melhoria de até duas 2,5 vezes no desempenho de inferência da IA por dólar.
6 IA facilita o trabalho no Workspace: Disponibilizado o Duet AI, em inglês, no Google Workspace para todos os usuários. O colaborador de inteligência artificial faz anotações durante videochamadas, envia resumos de reuniões e até traduz legendas automaticamente em 18 idiomas. Ainda é possível conversar diretamente com o Duet AI para fazer questionamentos sobre conteúdo, obter um resumo dos documentos compartilhados e acompanhar conversas perdidas.
7 Parceria com a NVIDIA: As Máquinas Virtuais A3 do Google Cloud agora passam a ser equipados com a GPU H100, da NVIDIA, e estarão disponíveis já no próximo mês. A tecnologia foi desenvolvida especificamente com redes de alto desempenho e outros avanços para permitir as mais exigentes inovações atuais de IA generativa e amplos modelos de linguagem, possibilitando às organizações alcançar um desempenho de treinamento três vezes melhor em relação à geração anterior, a A2.
8 Integração com outros grandes modelos de linguagem: Os clientes do Google Cloud podem, agora, utilizar o Llama 2, da Meta, o Falcon LLM, do Technology Innovative Institute, e o Claude 2, da Anthropic, ampliando suas possibilidades de adoção de tecnologias de IA Generativa.
9 Google auxilia a rastrear informações ambientais: A nova API Solar do Google disponibiliza dados detalhados sobre telhados para ajudar a estimar o potencial e a economia de energia solar com base em recursos de mapeamento e computação do Google. Ela usa um modelo 3D de alta resolução de telhados individuais que pode calcular a quantidade de luz solar que cada edifício pode receber durante o dia, disponibilizando informações para mais de 40 países, incluindo o Brasil. Outra novidade é a API Pólen que mostra informações atualizadas sobre pólen para os alergênicos mais comuns em 65 países, oferecendo contagem local de pólen, mapas de calor e informações detalhadas de alergênicos de plantas, além de dicas práticas para que pessoas alérgicas limitem a exposição a esses elementos. No ano passado, o Google já tinha lançado a API de Qualidade do Ar com dados confiáveis sobre o assunto, além de mapas de calor e poluição para mais de 100 países em todo o mundo. Todos esses serviços estão disponíveis no Google Maps e, para saber mais, leia este blogspot.
10 Duet AI no Google Cloud este ano: Além do Google Workspace, a ferramenta de IA Duet AI estará disponível para todos no Google Cloud até o final deste ano. Dentro do serviço de nuvem do Google, a tecnologia auxiliará em uma ampla gama de produtos e serviços do Google Cloud – como assistente de codificação para ajudar os desenvolvedores a codificar mais rapidamente, consultor especializado para ajudar as operadoras a solucionar problemas de aplicativos e infraestrutura, analista de dados para fornecer insights rápidos e melhores, e consultor de segurança para recomendar práticas que auxiliem a prevenir ameaças cibernéticas.