[Galaxy Unpacked 2025] Da AI ao atendimento prático: líderes do setor traçam o futuro da inovação móvel no Galaxy Tech Forum
No Galaxy Unpacked 2025, realizado em 9 de julho, a Samsung Electronics apresentou os seus mais recentes dispositivos da linha Galaxy Z e wearables, ampliando os limites do design dobrável e das experiências conectadas de bem-estar. Essas inovações representam o próximo passo na missão da empresa de oferecer tecnologia significativa e centrada no usuário, com o Galaxy AI* e a saúde digital se consolidando como pilares fundamentais da jornada futura.
Para aprofundar esses temas, a Samsung promoveu dois painéis no Galaxy Tech Forum, em 10 de julho, em Nova York. A Samsung Newsroom esteve presente ao lado de líderes e executivos do setor, explorando como a inteligência ambiente e as tecnologias avançadas de saúde estão moldando o futuro da inovação móvel.
(Painel um) A próxima visão da AI: inteligência ambiental
▲ (Da esquerda para a direita) Moderadora Sabrina Ortiz, Jisun Park, Mindy Brooks e Dr. Vinesh Sukumar |
O primeiro painel, “A próxima visão da AI: “inteligência ambiental”, explorou como os recursos multimodais estão impulsionando a evolução contínua da inteligência artificial no cotidiano — integrando-se às interações do usuário de forma intuitiva, proativa e quase imperceptível. Os painelistas debateram a transformação do papel dos smartphones, a importância da integração entre plataformas e o poder da colaboração intersetorial para oferecer uma AI segura, personalizada e em larga escala.
Jisun Park, vice-presidente executivo corporativo e chefe de Language AI Team, da divisão Mobile eXperience (MX) da Samsung Electronics, deu início à conversa refletindo sobre a rápida adoção do Galaxy AI. Desde o lançamento da linha Galaxy S25, em janeiro, mais de 70% dos usuários já interagiram com os recursos do Galaxy AI. Em seguida, ele conduziu a discussão para a próxima fronteira: a inteligência ambiental — uma AI profundamente pessoal, preditiva e sempre presente.
A Samsung enxerga a inteligência ambiental como uma AI tão integrada ao cotidiano que se torna algo natural. A empresa está comprometida a democratizar o Galaxy AI para 400 milhões de dispositivos até o final de 2025.
Essa visão é sustentada por insights obtidos ao longo de um ano de colaboração com a empresa de pesquisa Symmetry, sediada em Londres, que revelou que 60% dos usuários esperam que seus smartphones antecipem suas necessidades — sem precisar de comandos — com base em seus hábitos diários.
“Alguns veem a AI como o início de uma era ‘pós-smartphone’, mas nós enxergamos de outra forma”, afirmou Park. “Estamos construindo um futuro em que seus dispositivos não apenas respondem — eles se tornam mais inteligentes para antecipar, perceber e agir silenciosamente em segundo plano, tornando a vida um pouco mais fácil”, completa.
Mindy Brooks, vice-presidente de Produtos e Experiência do Consumidor Android no Google, falou sobre como a AI multimodal está ultrapassando o modelo de resposta reativa para alcançar uma compreensão mais profunda da intenção do usuário, combinando entradas como texto, imagem e voz. O Gemini, do Google, foi desenvolvido para ser inteligentemente consciente e antecipatório — ajustando-se às preferências e rotinas individuais para oferecer uma assistência que soe natural.
“Por meio de uma colaboração próxima com a Samsung, o Gemini funciona perfeitamente em seus dispositivos e se integra aos aplicativos nativos para oferecer respostas úteis e personalizadas”, afirmou Mindy Brooks.
O Dr. Vinesh Sukumar, vice-presidente de Gestão de Produtos da Qualcomm Technologies, enfatizou que, à medida que a AI se torna mais personalizada, cresce também a quantidade de dados que precisam ser protegidos.
“Para nós, privacidade, desempenho e personalização andam de mãos dadas — não são prioridades concorrentes, mas padrões igualmente essenciais”, declarou.
Tanto Brooks quanto o Dr. Sukumar reforçaram a importância da integração estreita entre plataformas e hardware.
“Nosso trabalho com a Samsung prioriza a inteligência segura no dispositivo, para que as pessoas saibam onde estão seus dados e quem os controla”, destacou o Dr. Sukumar.
A moderadora Sabrina Ortiz, editora sênior da ZDNET, encerrou a sessão com uma discussão sobre a privacidade na AI. Os painelistas foram unânimes em afirmar que confiança, transparência e controle do usuário devem estar na base de toda experiência com inteligência artificial.
“Quando se trata de desenvolver uma AI mais responsiva, nossa prioridade é garantir uma assistência mais inteligente, personalizada e significativa em todo o nosso ecossistema de dispositivos”, concluiu Brooks.
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(Painel dois) O próximo capítulo da saúde: ampliando a prevenção e o atendimento conectado
O segundo painel, “O próximo capítulo da saúde: ampliando a prevenção e o atendimento conectado”, abordou como a tecnologia pode preencher a lacuna entre bem-estar e atendimento clínico, tornando os insights de saúde mais conectados, proativos e aplicáveis para indivíduos, profissionais de saúde e parceiros em soluções de saúde digital. Os painelistas discutiram como a convergência entre dados clínicos, monitoramento domiciliar e AI está transformando a experiência moderna de cuidado com a saúde.
Os dados de saúde muitas vezes permanecem isolados em diferentes sistemas, o que gera ineficiências e lacunas no atendimento. Com o aumento das doenças crônicas, o envelhecimento da população e a escassez contínua de profissionais de saúde, o sistema enfrenta uma pressão crescente para oferecer um atendimento mais ágil e eficaz.
“Pacientes e consumidores ao redor do mundo estão nos pedindo para ouvi-los, conhecê-los e realmente entendê-los”, afirmou o moderador Dr. Hon Pak, Vice-presidente Sênior e Líder da equipe de Saúde Digital de Mobile eXperience da Samsung Electronics. “Acredito que esta é a oportunidade que temos com a Samsung, a Xealth e parceiros como a Hinge e a Advocate. Juntos, estamos construindo um ecossistema conectado onde a assistência médica pode, de fato, fazer a diferença — não apenas na vida de um paciente, mas na vida de uma pessoa”.
A Samsung acata esse desafio por meio da inovação tecnológica e da recente aquisição da Xealth, uma plataforma líder em saúde digital com uma rede de mais de 500 hospitais e 70 provedores de soluções de saúde digital. Por meio da Xealth, a Samsung planeja integrar dados de dispositivos wearables e insights do Samsung Health aos fluxos de trabalho clínicos, proporcionando uma experiência de saúde mais unificada e integrada.
“Este [smartphone], junto com outros dispositivos — como o smartwatch e o anel — substituirá monitores autônomos de pressão arterial, oxímetros de pulso e uma variedade de dispositivos distintos”, afirmou Mike McSherry, fundador e CEO da Xealth. “Será uma solução única e isso simplificará o atendimento”.
Essa colaboração foi desenvolvida para oferecer aos hospitais insights em tempo real e ajudar na prevenção de doenças crônicas, por meio da detecção precoce e do monitoramento contínuo com dispositivos wearables.
“A realidade é que, diante de todos os desafios da área da saúde, nenhuma entidade sozinha consegue, heroicamente, intervir e resolver tudo. É realmente necessário um ecossistema”, afirmou o Dr. Rasu Shrestha, vice-presidente executivo e Head de Inovação e Comercialização da Advocate Health. “Essa é parte da razão pela qual estou tão empolgado com a união da Xealth, da Samsung — e de parceiros como nós — para enfrentar esse desafio. Porque é a Samsung que está tornando isso possível. É mais um ecossistema aberto, um ecossistema com curadoria”.
O painel destacou a mudança crescente do atendimento hospitalar para o atendimento domiciliar — e as oportunidades criadas pelo ecossistema em expansão de dispositivos conectados da Samsung. Dados gerados por dispositivos wearables, incluindo aqueles equipados com a tecnologia do sensor BioActive, da Samsung, têm o potencial de fornecer informações de alta qualidade que alimentam insights orientados por AI.
Com a conectividade SmartThings da Samsung e seu amplo portfólio de dispositivos domésticos inteligentes, a empresa está estrategicamente posicionada para oferecer suporte ao monitoramento e tratamento remoto de saúde em casa.
Espera-se que a inteligência artificial desempenhe um papel essencial na redução da carga de trabalho dos profissionais de saúde, ao simplificar tarefas administrativas e destacar os insights mais relevantes no momento certo. Plataformas como a Xealth oferecem aos usuários uma interface intuitiva e personalizada, reunindo todas as informações necessárias em um só lugar — para uma experiência de saúde mais conectada.
Em ambas as sessões, um tema ficou claro: para concretizar o potencial da inteligência ambiental e ampliar a prevenção e o cuidado conectado, é essencial uma colaboração profunda entre diferentes setores.
De soluções de privacidade no dispositivo, como o Knox Matrix, à integração cada vez mais ampla entre os dispositivos Galaxy, a Samsung e seus parceiros estão construindo um ecossistema que não é apenas inteligente, mas também simples, seguro e preparado para o futuro.
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