Dispositivos

[Galaxy Unpacked 2024] O futuro da Inteligência Artificial móvel: painel de especialistas destaca inovação colaborativa e responsável em IA

A Samsung Electronics apresentou um número recorde de novos produtos no Galaxy Unpacked 2024 realizado em 10 de julho, incluindo o Galaxy Z Fold6Galaxy Z Flip6Galaxy Watch Ultra, Galaxy Watch7, Galaxy Ring e a linha Galaxy Buds3. Agora, o ecossistema Galaxy AI1 está mais forte do que nunca, pois foi expandido para dispositivos dobráveis e wearables.

Em 11 de junho, a Samsung ressaltou seu compromisso com a Inteligência Artificial móvel com um painel de debate chamado Salon d’AI no 3 Mazarium — um espaço de convenções moderno caracterizado pela arquitetura tradicional parisiense. Líderes do setor e parceiros do Google, Qualcomm Technologies, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros, juntaram-se à Samsung no palco para um debate enriquecedor sobre o futuro da IA.

(Da esquerda para a direita) Dr. Chris Brauer, Lucia Russo, Don McGuire, Won-joon Choi, Jenny Blackburn, Daehyun Kim e a moderadora Carolina Milanesi

Mais de 300 participantes e representantes de meios de comunicação lotaram o auditório para ouvir o que os especialistas tinham a dizer. Em um momento em que os avanços na Inteligência Artificial têm o potencial de impactar vidas de maneira sem precedentes, a Samsung Newsroom analisou algumas das informações valiosas oferecidas pelos participantes do Salon d’AI.

Uma abordagem centrada no ser humano para Inteligência Artificial móvel

Won-joon Choi, vice-presidente executivo e chefe do escritório de pesquisa e desenvolvimento móvel, Mobile eXperience Business da Samsung Electronics, subiu ao palco e abriu o painel.

“Com os tomadores de decisão e líderes do setor presentes no palco hoje, conversaremos sobre o futuro da Inteligência Artificial móvel com base nas experiências do consumidor, a importância do desenvolvimento responsável da IA e o papel essencial da colaboração na formação da IA para a humanidade”, disse ele.

O público ouviu atentamente, fazendo anotações em seus laptops e smartphones.

Won-joon Choi, da Samsung Electronics

A moderadora Carolina Milanesi, CEO e fundadora da Heart of Tech e presidente de estratégias criativas, iniciou a discussão pedindo aos participantes do painel que compartilhassem suas opiniões sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial móvel.

“Inicialmente, quando desenvolvemos o Galaxy AI, estudamos extensivamente as necessidades dos usuários. Nosso Galaxy AI começou com o profundo conhecimento de nossos consumidores”, afirmou Choi. “Com base em nossa pesquisa, desenvolvemos recursos práticos do Galaxy AI – e não apenas recursos superficiais – que oferecem as experiências mais significativas para nossos usuários”.

O Galaxy AI já foi usado em mais de 100 milhões de dispositivos desde seu lançamento no início deste ano. “Esperamos atingir 200 milhões de dispositivos até o final de 2024”, continuou ele.

Dr. Chris Brauer, da Universidade de Londres

Em seguida, a Samsung anunciou os resultados de um estudo acadêmico mundial realizado em parceria com o Goldsmiths’ Institute of Management Studies da Universidade de Londres.

“O estudo com a Samsung é a primeira pesquisa de nível acadêmico para compreender os efeitos da Inteligência Artificial móvel na qualidade de vida”, mencionou o Dr. Chris Brauer, Diretor de Inovação do Goldsmiths’ Institute of Management Studies, Universidade de Londres. “O que aprendemos nos deu uma indicação clara do imenso potencial que a IA tem”.

De acordo com os dados, usuários frequentes de Inteligência artificia têm maior probabilidade de reportar uma melhor qualidade de vida em comparação com aqueles que raramente utilizam IA. Esses entrevistados a consideram mais do que uma ferramenta para automatizar tarefas. No entanto, a pesquisa aponta para diferenças globais – a Coreia tem a maior parcela de usuários frequentes de IA, com quase 25%, enquanto o Reino Unido tem apenas cerca de 9%.

(De cima para baixo) Daehyun Kim, da Samsung Electronics, e Don McGuire, da Qualcomm Technologies

Além disso, os palestrantes analisaram o papel da Inteligência Artificial móvel no estímulo à criatividade e na melhoria da produtividade. Daehyun Kim, vice-presidente executivo do Global AI Center, Samsung Research da Samsung Electronics, apontou o estudo como prova de que a IA aumentará a criatividade das pessoas.

“Os usuários frequentes de Inteligência artificial têm duas vezes mais probabilidade de se expressar de forma criativa”, disse ele. “Com toda essa tecnologia de IA, estamos fazendo uma diferença significativa na vida das pessoas.”

Don McGuire, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Qualcomm Technologies, analisou como as descobertas sinalizam o rumo que a Inteligência Artificial está tomando – além das funções de “prompt e resposta”.

“Estamos observando a transição da IA de uma novidade para uma solução verdadeiramente útil”, comentou ele. “A IA precisa se tornar mais sugestiva e antecipatória. A Samsung aperfeiçoou isso com alguns dos recursos lançados no Galaxy AI.”

Inovação em Inteligência Artificial móvel impulsionada pela colaboração aberta

A colaboração se destacou como um dos principais temas da conversa. Por meio da colaboração aberta com Google, Qualcomm Technologies e outros, a Samsung está oferecendo experiências de usuário de ponta baseadas em Inteligência Artificial.

Jenny Blackburn, do Google

“O lançamento do Circule para Pesquisar2 na linha Galaxy S24 foi um exemplo notável da colaboração entre Google e Samsung”, disse Jenny Blackburn, vice-presidente de experiência do usuário da Gemini Experiences e Google Assistant do Google. “Levou um tempo para alinharmos como introduzir esse recurso – para criar algo que funcionasse bem para todos em diferentes dispositivos e situações”.

(Da esquerda para a direita) Don McGuire, da Qualcomm Technologies, Won-joon Choi, da Samsung Electronics, e Jenny Blackburn, do Google

A abordagem de Inteligência Artificial híbrida adotada pelo Galaxy AI tornou-se um dos temas centrais do debate.

“Daqui a alguns anos, a abordagem híbrida à Inteligência Artificial móvel será considerada a única abordagem à IA móvel”, afirmou Kim. “A IA híbrida combina a capacidade de resposta da IA no dispositivo com os inúmeros recursos e experiências alimentados pela IA em nuvem”.

Embora a Samsung tenha desenvolvido cuidadosamente o seu próprio modelo de Inteligência Artificial generativa, a empresa esforça-se por inovar e colaborar com o objetivo de desenvolver IA centrada no ser humano.

“O dimensionamento da IA exigirá uma abordagem híbrida por diversas razões práticas, além de considerar a experiência do usuário”, comentou McGuire. “Estamos empenhados em colaborar com Samsung, Google e outros parceiros para entregar uma IA robusta tanto no dispositivo quanto na nuvem”.

Expandindo a Inteligência Artificial de maneira segura e inclusiva

Por fim, os convidados discutiram a importância de fomentar uma inovação responsável e um desenvolvimento inclusivo da Inteligência Artificial.

“A regulamentação ainda está se esforçando para acompanhar a velocidade da inovação em IA”, explicou Lucia Russo, Economista e Analista de Políticas na Unidade de Inteligência Artificial (IA), Divisão de Políticas de Economia Digital da OCDE. “Queremos estimular a inovação, mas sempre respeitando a ética e a privacidade”.

Lucia Russo, da OCDE

“Nesta era hiperconectada, a privacidade é o aspecto mais importante. Nosso objetivo é promover inovação e segurança com base em três princípios fundamentais: justiça, transparência e responsabilidade”, disse Kim. “Com o Galaxy AI Dashboard, os usuários têm a opção de escolher entre serviços baseados em nuvem ou utilizar recursos que funcionam exclusivamente no dispositivo”.

“Em um futuro próximo, a IA será multimodal, capaz de processar texto, imagens, áudio e vídeo ao mesmo tempo, e também se tornará contextual para entender melhor as situações”, continuou ele. “Dar aos usuários mais escolha e controle é uma consideração constante quando se trata de inovação em IA móvel”.

O primeiro evento de mídia de Inteligência Artificial para o Galaxy, o Salon d’AI, demonstrou como a Samsung está indo além da inovação tecnológica em seus esforços de desenvolvimento de IA ao melhorar a qualidade de vida. Em sua busca pelo desenvolvimento de IA para todos, a Samsung espera abrir novas oportunidades através da IA – com foco na segurança aprimorada e na colaboração aberta.


Para saber mais sobre o Galaxy Z Fold6Galaxy Z Flip6Galaxy Buds3 e Galaxy Buds3 Pro, acesse a Loja Online Samsung e fique por dentro de tudo sobre a marca em Samsung Newsroom Brasil.

1 Pode ser necessário fazer login na Conta Samsung para usar determinados recursos do Galaxy AI. A Samsung não faz promessas ou garantias quanto à precisão, completude ou confiabilidade das saídas fornecidas pelas funcionalidades de IA. A disponibilidade dos recursos de Galaxy AI pode variar conforme a região/país, versão do OS/One UI, modelo do dispositivo e operadora de telefonia. A disponibilidade de algumas funções pode variar conforme o modelo do dispositivo. O serviço Galaxy AI pode ser limitado para menores em determinadas regiões com restrições de idade para o uso de IA. Os recursos de Galaxy AI serão fornecidos gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis. Termos diferentes podem se aplicar para recursos de IA fornecidos por terceiros.

2 Sequências encurtadas e simuladas. Resultados para fins ilustrativos apenas. Os resultados podem variar dependendo das correspondências visuais. Requer conexão com a internet. Os usuários podem precisar atualizar o Android para a versão mais recente. A funcionalidade do produto pode depender das configurações do seu aplicativo e dispositivo. Algumas funções podem não ser compatíveis com determinados aplicativos. A disponibilidade do serviço varia conforme o país e o idioma. A precisão dos resultados não é garantida. O Circule para Pesquisar não está disponível via tela externa.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br